Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Barragem da Vale rompe em Brumadinho

Ela fica dentro da Mina do Feijão, próxima a Belo Horizonte


postado em 25/01/2019 14:50 / atualizado em 25/01/2019 15:00

(foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)
(foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

Uma barragem de rejeitos localizada na Mina do Feijão, na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. As informações preliminares foram dadas pela Defesa Civil Nacional e de Minas Gerais. Uma equipe com técnicos está se dirigindo ao local para avaliar a situação. Ainda não existe relato oficial de vítimas.

A Vale do Rio Doce, mineradora responsável pela barragem, divulgou uma nota à imprensa sobre o incidente: "As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens".

Segundo a empresa, a prioridade é "preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade". O comunicado não explica a causa do rompimento.

A prefeitura de Brumadinho lançou um comunicado em sua conta no Instragram pedindo que os moradores fiquem longe do leito do rio Paraopeba.

Inhotim

Após o rompimento, o Instituto Inhotim, em publicação compartilhada no Twitter, informou que, por segurança, está evacuando o parque e museu de arte contemporânea. "Aguardamos informações oficiais sobre o rompimento da barragem", diz o instituto na rede social.

Com 14 hectares de visitação, o parque, localizado no próprio município de Brumadinho, conta com um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país, além de uma coleção de espécies raras de todos os continentes.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade