Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

BH recebe evento de empreendedorismo para alunos de escolas públicas

Segunda edição do Crie O Impossível deve reunir 10 mil estudantes do ensino médio


postado em 17/10/2019 09:56 / atualizado em 18/10/2019 14:23

No ano passado, a primeira edição do Crie O Impossível reuniu 4 mil alunos de escolas públicas e contou histórias inspiradoras(foto: João Henrique Couto/Divulgação)
No ano passado, a primeira edição do Crie O Impossível reuniu 4 mil alunos de escolas públicas e contou histórias inspiradoras (foto: João Henrique Couto/Divulgação)
No próximo dia 25 de outubro, Belo Horizonte será sede de um evento de empreendedorismo para alunos de escolas públicas, que é considerado o maior do país. O Crie O Impossível deve reunir, no Mineirão, 10 mil estudantes do ensino médio para participarem de palestras de pessoas que tornaram-se empreendedores de sucesso. "O objetivo é que seja o dia mais inspirador da vida deles", diz Guilhermina Abreu, fundadora da Embaixadores da Educação, ONG idealizadora do evento. A realização é em parceria com o estádio e o Sebrae.

Composta por ex-estudantes de escolas públicas, a Embaixadores da Educação já trabalhava com alunos do ensino médio de escolas públicas há quatro anos, até que, em 2017, começou a receber pedidos de empreendedores que tiveram de superar dificuldades para realizarem seus sonhos. Eles queriam contar suas histórias para o público da ONG. Um deles foi Thiago Vinhal, primeiro triatleta profissional negro a conquistar uma vaga no campeonato mundial de Ironman - uma das principais competições internacionais de tratlo. Os pedidos foram aumentando e Guilhermina Abreu e seus parceiros decidiram produzir o Crie O Impossível.

A primeira edição do evento ocorreu em novembro do ano passado e reuniu 4 mil estudantes. "Foi muito emocionante", diz a fundadora. Segundo ela, foram contadas histórias muito inspiradoras, como a da Dona Sônia, que começou vendendo tropeiro em uma barraquinha de um metro e meio fora do Mineirão, e hoje é dona de 27 bares dentro do estádio.

José Felipe Carneiro, fundador da cervejaria mineira Wäls, foi um dos palestrantes em 2018 e voltará ao palco nesta edição(foto: João Henrique Couto/Divulgação)
José Felipe Carneiro, fundador da cervejaria mineira Wäls, foi um dos palestrantes em 2018 e voltará ao palco nesta edição (foto: João Henrique Couto/Divulgação)
Pelas mensagens diretas ao perfil do Crie O Impossível no Instagram, os produtores também recebem opiniões de quem participou do evento. De acordo com Guilhermina Abreu, muitos ex-participantes estão estudando empreendedorismo juvenil gratuitamente na escola do Sebrae, e vários ganharam bolsas integrais em faculdades. A fundadora ainda destaca outro exemplo: "Uma menina que havia desistido de jogar futebol voltou a praticar o esporte depois de participar do evento, foi descoberta por um olheiro do Galo e agora está jogando pelo time", conta.

Para a edição deste ano, até dia 18 de outubro, no site do Crie O Impossível, diretores ou responsáveis podem inscrever o ensino médio de suas escolas públicas para participar, e alunos nessa situação também podem fazer isso individualmente. As inscrições para voluntários se esgotaram, mas Guilhermina Abreu diz que ainda precisa de muitas doações.
 
O Crie O Impossível conta com patrocínios de empresas, e doações de pessoas físicas, às quais os organizadores chamam de Embaixadores do Impossível. As doações podem ser feitas pelo site e, a cada 100 reais doados, a participação de um aluno é garantida. A partir de R$ 500, o doador também recebe uma cortesia para participar do evento, e, a partir de R$ 1,5 mil, ele pode participar do almoço de patrocinadores, que será oferecido no dia.

"Quem nos apoia acredita que o empreendedorismo é a ponte entre os sonhos e realizações", diz a fundadora. De acordo com ela,  75% de todos os alunos da educação básica estão nas escolas públicas e, por isso, é preciso "abraçá-los". "É pelas escolas públicas que as futuras mentes são formadas", diz. "Se não olharmos para elas, nada vai melhorar", finaliza Guilhermina Abreu.

Palestrantes do Crie O Impossível 2019

  • Rene Silva
    Criador e atual editor-chefe do "Vozes da Comunidade", jornal comunitário do Complexo do Alemão – onde ele mora – que circula em 14 favelas do Rio de Janeiro, com tiragem de 15 mil exemplares. Em 2018, René foi considerado um dos 100 afro-descendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo (aos 24 anos). A premiação mundial foi concedida pela organização nova-iorquina Mipad por indicação da UNESCO Brasil

  • Leonard Farah
    Capitão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que atuou nos resgates em Mariana e Brumadinho

  • Dandara Elias
    Presidente do Todo Black É Power, primeiro grupo empresarial afro empreendedor do Brasil, que oferece cursos, serviços e produtos de beleza, vestuário e decoração totalmente dedicados ao público negro brasileiro

  • Kdu dos Anjos
    Morador do Aglomerado da Serra e criador do "Lá da Favelinha", centro cultural no aglomerado que oferece aulas, grupos de atividades artísticas, realiza eventos e gerencia carreiras de artistas locais

  • Guilherme Menezes
    Um dos fundadores do Embaixadores da Educação

  • Wagner Espeschit
    Ex-morador do Lar de Marcos, instituição que ampara, acolhe e educa crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Contagem. Atualmente, além de ser o vice-presidente do lar, Wagner é cirurgião vascular graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e da Society for Vascular Surgery (EUA)

  • José Felipe Carneiro
    Fundador da Wäls, cervejaria mineira que foi comprada pela Ambev, e da empresa de kombuchas K-Häppy

  • Enaldinho
    O youtuber, que tem mais de 12 milhões inscritos em seu canal, apresentará o evento

Crie O Impossível
Onde: Mineirão
Data: 25 de outubro
Horário: 8h às 12h
Inscrições e doaçõeswww.crieoimpossivel.com.br

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade