Estado de Minas PAISAGEM

Prefeitura de BH inicia plantio de flamboyants na Praça Raul Soares

A espécie é nativa da ilha de Madagascar, sendo uma das plantas mais usadas para fins ornamentais em todo o mundo


postado em 30/04/2024 00:42 / atualizado em 30/04/2024 00:46

Exemplar de flamboyant(foto: Jonathan Wilkins/Wikimedia Commons)
Exemplar de flamboyant (foto: Jonathan Wilkins/Wikimedia Commons)
A Prefeitura de Belo Horizonte inicia na próxima semana o plantio de cinco flamboyants com altura de 5 metros na Praça Raul Soares, no Centro da capital. O plantio foi aprovado pela Diretoria de Patrimônio do município, pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), uma vez que a Praça é tombada. 

Os flamboyants estão sendo adquiridos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Duas unidades chegarão na próxima semana e as outras três nos próximos 30 dias. A espécie é nativa da ilha de Madagascar, sendo uma das plantas mais usadas para fins ornamentais em todo o mundo.

"O plantio das cinco árvores tem o objetivo de recompor o projeto paisagístico da Praça aprovado pelos órgãos do Patrimônio e de repor três árvores que tiveram que ser suprimidas em março em razão de apresentarem risco iminente de queda", explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira. 

Os cortes foram baseados em laudos técnicos emitidos por engenheiro agrônomo da PBH, profissional qualificado e registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG). Além disso, a supressão das árvores havia sido autorizada pelos órgãos do patrimônio. 

Na ocasião, foram suprimidos dois Flamboyants e uma espatódea que apresentavam, entre outras características, raízes expostas, entradas de "casas de ratos" e podridão do tronco na base.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação