Publicidade

Estado de Minas CALOR

Pesquisa comprova que cor da tinta influencia na temperatura interna dos imóveis

Pesquisadora mostra como as cores podem ajudar a refrescar as construções


postado em 21/01/2022 00:41 / atualizado em 21/01/2022 00:42

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A cor externa de uma casa ou edifício influencia bastante na temperatura interna do imóvel. Isso foi comprovado por uma pesquisadora da USP. "Fico surpresa em ver como as pessoas não têm a percepção sobre o quanto isso influencia no conforto no interior de suas casas", diz a engenheira civil Kelen Almeida Dornelles, que é professora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, em São Carlos (SP), em entrevista ao Jornal da USP.

Ela estuda o assunto há mais de 10 anos e desenvolveu uma tabela mostrando como diferentes cores de tinta impactam nos índices de absorção de radiação solar nas superfícies – uma propriedade chamada de absortância.

Uma superfície, ao ser aquecida, aquece também o ar ao seu redor. Por isso, escolher bem a cor da tinta pode ajudar a ter uma temperatura mais agradável dentro dos ambientes e, consequentemente, reduzir o consumo de energia com ventiladores ou condicionadores de ar, por exemplo. A tabela criada pela professora, inclusive, passou a ser utilizada pelo Procel, programa federal que promove o uso eficiente da energia elétrica.

"Existem diversas variáveis que interferem na absortância de uma superfície: a cor em que é pintada, o tipo de tinta e também sua composição química, mas quando o foco é a reflexão de calor, o maior determinante é a cor", afirma Kelen Dornelles. Seus estudos levam em conta apenas o calor absorvido pela superfície dos materiais, e não o quanto a cor interfere na transmissão do calor.

A pesquisadora inseriu amostras de tinta em um espectrofotômetro, que mede e compara a quantidade de luz absorvida, transmitida ou refletida por elas. "A cor branca, por exemplo, reflete 80% [da luz]. Já o preto reflete apenas 2%, absorvendo praticamente todo calor que é emitido sobre as superfícies", explica a engenheira civil da USP.

Dessa forma, a casa ideal deveria ser toda pintada de branco, correto? Não, de acordo com a especialista, já que nossos olhos sofreriam com a reflexão excessiva de luz. Não precisamos ir ao extremo e pintar tudo de branco. Deixar os telhados brancos já seria uma forma de eliminar parte do problema térmico nas cidades, mas ainda fica a questão da alta reflexão da luz. O branco ofusca e incomoda bastante a vista. Isso pode ser muito ruim em regiões com aeroportos, por exemplo.

Para a Kelen Dornelles, é possível contemplar beleza e conforto, já que as opções de cores de revestimentos são inúmeras, inclusive para telhas. A alternativa seria simplesmente optar pelas cores claras, em tons pastel, que giram em torno de 40% a 60% de absorção do calor. "O branco gelo, por exemplo, tem absorção de 50%. Ou seja, ainda é branco, mas absorve muito mais do que o branco puro", completa a professora.

(com Jornal da USP)

*Publicado originalmente em 20/02/2019

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade