Publicidade

Estado de Minas LIMPEZA

120 mil litros de água são gastos diariamente para lavar centro-sul de BH

Entre os locais lavados estão praças, passarelas, escadarias, viadutos, ruas e avenidas


postado em 23/08/2022 21:28

(foto: PBH/SLU/Divulgação)
(foto: PBH/SLU/Divulgação)
Mais de 100 locais precisam ser lavados diariamente pela SLU apenas na região Centro-Sul de Belo Horizonte. São pontos considerados críticos, em sua maioria no Hipercentro, onde há grande concentração de pessoas circulando. Em média, o serviço demanda 120 mil litros de água por dia, provenientes de hidrantes e poços, o que não acarreta o consumo de água tratada. Além disso, são utilizados 40 litros de cloro e 40 litros de sabão. O serviço proporciona a limpeza e a desinfecção de lugares tomados por lixo, fezes e urina.

O serviço é feito todos os dias do ano, inclusive em feriados como o Natal e o Ano Novo. Nos dias úteis, a lavação é feita em três turnos. Grande parte dos locais é lavada pela manhã, de 8h às 14h. Os demais, à tarde e também à noite, após as 19h, quando há menos carros estacionados, permitindo uma limpeza mais abrangente.

Entre os locais lavados diariamente estão praças, passarelas, escadarias, viadutos, ruas e avenidas do Hipercentro e de toda a região Centro-Sul. Um exemplo de lavação diária é a Praça Sete. "Os garis fazem o 'esfregão' com água, sabão e cloro", explica Denilson Pereira de Freitas, gerente de Limpeza Urbana da Região da Centro-Sul.

De acordo com o ele, a lavação se soma a outros serviços, como a varrição, que é feita quatro vezes por dia no Hipercentro, e a coleta de resíduos domiciliares, feita diariamente no período noturno. Apesar de todo esse trabalho, ele afirma que a limpeza não permanece por muito tempo. "Basta varrer e lavar para que logo depois a sujeira volte. É preciso que a população colabore mais e mantenha a limpeza", avalia o gerente.

O serviço de lavação também é executado pela SLU nas outras regiões da cidade. Cada gerência de limpeza regional conta com um caminhão-pipa, usado para a limpeza em pontos considerados críticos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade