Publicidade

Estado de Minas ARTE

Maior Pietá do mundo é inaugurada na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte

A escultura inspirada na obra original de Michelangelo fica nas imediações da igreja que é o último projeto de Niemeyer para a capital


postado em 10/08/2022 10:12

A Pietá da Catedral Cristo Rei(foto: Júlio César Quaresma/Divulgação)
A Pietá da Catedral Cristo Rei (foto: Júlio César Quaresma/Divulgação)
A maior releitura da escultura Pietá do mundo chega à Catedral Cristo Rei, na região norte da capital. A obra tem 8 metros de comprimento e pode ser visitada pela população. A obra de arte que representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria é feita de bronze, da concepção até a inaugração foram 4 anos.

A Pietá de Belo Horizonte é assinada pelo artista plástico mineiro Guilherme Marques, com execução da Fundição Artística São Vicente. A peça é toda confeccionada em bronze e pesa cerca de 2 toneladas. Segundo o artista, a escultura é uma homenagem à padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade - Pietá em italiano: "recebemos essa encomenda do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira Azevedo e da Arquidiocese de Belo Horizonte com muita honra, como uma forma de homenagear a padroeira do nosso estado".

(Da esq. para dir.) Diego Rodrigues, Guilherme Marques, Alexandre Rodrigues.(foto: Júlio César Quaresma/Divulgação)
(Da esq. para dir.) Diego Rodrigues, Guilherme Marques, Alexandre Rodrigues. (foto: Júlio César Quaresma/Divulgação)
O artista conta que trouxe na releitura não só de Jesus e a Virgem Maria, mas um pouco de Minas Gerais para a obra: "A parte de trás da peça, que é o Manto, foi modelada para fazer alusão ao relevo das montanhas de Minas, como se ela vestisse o Estado. Nas laterais também fizemos algumas marcas, que remetem aos taludes e à mineração, que é uma atividade forte, característica quando pensamos na nossa história", explica Guilherme Marques.

A execução do bronze coube a Fundião artistica Sao Vicente, hoje sob o comando dos irmãos Diego e Alexandre Rodrigues. Só nessa parte do processo, foram cerca de 2 anos: "desde a modelagem até a fundição, podemos dizer que é uma obra feita a várias mãos e todas elas são mineiras. Em mais de 30 anos de fundição, esse é o nosso maior trabalho, não só de tamanho, mas também de complexidade", completa Diego, que também trabalha com artistas internacionais.

A obra

A Pietá de Belo Horizonte fica ao pé da cruz da Catedral Cristo Rei e representa Maria segurando o corpo de Cristo recém descido da cruz, após a morte. A escultura tem foco em Maria, nas feições e na maneira como segura o corpo, com "piedade" -  apresentando o que seria o "nosso rei" segundo a igreja católica. Além dos 8 metros de comprimento, são 4,3 metros de largura e 2,70 metros de altura. O material utilizado na peça foi o Bronze 85 , fundido a 900º.

Catedral Cristo Rei

A Catedral Cristo Rei é o último projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para Belo Horizonte. A construção do templo religioso começou em 2013, com previsão de conclusão em 2025. Junto às obras, além da escultura de 8 metros recém-instalada na entrada Catedral, há uma Cruz com 20 metros de altura.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade