Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Por que o dia 8 de dezembro é feriado em Belo Horizonte?

Muitas pessoas confundem a data com o aniversário de BH, que é no dia 12 do mesmo mês


postado em 04/12/2023 14:31 / atualizado em 04/12/2023 14:34

Muitas pessoas confundem os dias 8 de dezembro e 15 de agosto com o aniversário de BH, que na verdade é dia 12 de dezembro(foto: Domínio Público)
Muitas pessoas confundem os dias 8 de dezembro e 15 de agosto com o aniversário de BH, que na verdade é dia 12 de dezembro (foto: Domínio Público)
A próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro, é feriado em Belo Horizonte. Entretanto, muita gente não sabe porque essa data está no calendário oficial da capital mineiraAssim como acontece com o 15 agosto, que também é feriado na cidade, há quem se confunda, acreditando que 8 de dezembro é o aniversário de BH, mas não é.

Na verdade, é o dia de Nossa Senhora da Conceição, ou Imaculada Conceição, uma celebração da Igreja Católica. De acordo com o site da emissora religiosa Canção Nova, a data foi instituída no de 1854, pelo Papa Pio IX, para relembrar que "a mãe de Jesus, por um privilégio divino, o concebeu sem o pecado original" - na história narrada pela Bíblia, Jesus nasceu do ventre de uma mulher que era virgem.

O aniversário de Belo Horizonte é dia 12 de dezembro, portanto quatro dias depois dessa celebração católica, mas não é feriado. Em 2022, a capital mineira, que foi inaugurada em 1897, completa 125 anos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade