
Para chamar a atenção da sociedade para o tema, a sede da PBH e a Praça da Estação serão iluminadas com a cor lilás – símbolo da luta pelos direitos das mulheres. A programação inclui rodas de conversa, seminários, debates, oficinas artísticas e intervenções culturais em centros de referência e demais espaços públicos, em parceria com instituições e representantes da sociedade civil.
O Agosto Lilás também reforça a importância da rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade, destacando canais de denúncia como o telefone 180. Em Belo Horizonte, um dos principais equipamentos da rede é o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Benvinda, vinculado à Subsecretaria de Direitos Humanos.
Referência no acolhimento humanizado, o Benvinda realizou mais de 800 atendimentos no primeiro semestre deste ano, oferecendo apoio psicológico, orientação jurídica e assistência social às mulheres, além de acolhimento aos filhos e filhas que as acompanham. O serviço é gratuito, sigiloso e não exige boletim de ocorrência para iniciar o atendimento.
Laços, cartazes e materiais informativos com a cor lilás serão distribuídos ao longo da campanha como forma de ampliar a visibilidade das ações e fortalecer o combate à violência doméstica e familiar.
Ceam Benvinda
Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Hermilo Alves, 34 - Santa Tereza (proximo à Avenida do Contorno)
Telefone: (31) 98873-2036
Email: ceambenvinda@pbh.gov.br