
O acordo estabelece as bases para a realização de estudos de viabilidade técnica, jurídica e operacional que avaliam a cessão, em regime de comodato, de uma área de cerca de 30 mil metros quadrados. O espaço inclui o antigo prédio administrativo da mina, com aproximadamente 4 mil metros quadrados, além de áreas externas com vista para a Serra do Curral e para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro.
A proposta é transformar o conjunto em um equipamento aberto ao público, voltado à realização de eventos culturais, sociais e corporativos, além de atividades de lazer e contemplação ambiental. Segundo a Vale, a iniciativa dialoga com demandas apresentadas pela população ao longo do processo de construção participativa do projeto, que envolveu mais de 14 mil pessoas.
“A integração com outro equipamento na região metropolitana gerido pela Nutribom, que poderá explorar oportunidades de lazer, cultura e esportes alinhadas aos interesses da comunidade foi determinante para que possamos iniciar a avaliação de viabilidade com esse parceiro”, afirma Gustavo Roque, gerente geral de Uso Futuro da Vale. A Nutribom administra há oito anos o Expominas BH e ficará responsável por estudar o potencial do local para receber diferentes tipos de eventos, reforçando a vocação turística da região.
A parceria se soma a um conjunto de iniciativas em andamento no território da antiga mina, que vêm transformando a área em um polo voltado ao desenvolvimento sustentável e à integração comunitária. Entre os projetos já anunciados estão a ampliação do Parque da Serra do Curral, com a incorporação de novas áreas verdes e trilhas; a implantação de um bike park em parceria com a Sense Bike; um polo agrícola sustentável, com fazenda urbana operada pela BeGreen; e um hotel-escola em conjunto com o INHAC, voltado à formação profissional nas áreas de gastronomia e hospitalidade.
Caso os estudos confirmem a viabilidade, o novo espaço poderá se tornar um dos principais equipamentos de eventos e lazer da Região Metropolitana.