
O embarque acontece no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Veveco, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855, na Pampulha. Os passeios ocorrem de quinta-feira a domingo, sempre nos horários de 10h, 13h e 15h, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla, a partir do meio-dia da terça-feira anterior a cada fim de semana.
Durante o percurso, o Capivarã passa pelos principais monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha. A experiência inclui acompanhamento de um guia, que apresenta informações históricas, culturais e ambientais sobre o complexo arquitetônico e paisagístico, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, na categoria Paisagem Cultural.
Cada CPF pode retirar até quatro ingressos, e a orientação é que os participantes cheguem ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência. Em caso de mau tempo, o passeio pode ser cancelado, sem possibilidade de reaproveitamento do ingresso para outra data ou horário.
A retomada da navegação turística na Lagoa da Pampulha foi anunciada em maio pelo prefeito Álvaro Damião, durante as comemorações dos 82 anos do Conjunto Moderno. No último dia 13, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Marinha do Brasil firmaram um protocolo de intenções para cooperação técnica, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, com foco na fiscalização do tráfego de embarcações e equipamentos náuticos no local.
Segundo a PBH, a iniciativa busca ampliar as experiências turísticas na região, valorizar o patrimônio cultural e paisagístico e estimular novas dinâmicas de visitação, a partir de uma perspectiva inédita: a contemplação da Pampulha diretamente pelas águas da lagoa.
Com o fim das férias escolares, a partir de fevereiro, os passeios realizados às quintas-feiras serão destinados exclusivamente a estudantes da rede pública municipal.