Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Descoberta pode mudar história dos vikings

Cientistas encontraram amuletos cristãos na Dinamarca


postado em 24/09/2018 09:53 / atualizado em 24/09/2018 10:09

Os amuletos de chumbo descobertos na Dinamarca mostram que os vikings se tornaram cristãos bem antes do que se imaginava(foto: AF MADS KORSAGER NIELSEN/Divulgação)
Os amuletos de chumbo descobertos na Dinamarca mostram que os vikings se tornaram cristãos bem antes do que se imaginava (foto: AF MADS KORSAGER NIELSEN/Divulgação)

Arqueólogos fizeram uma descoberta que pode mudar parte da história dos vikings. Nas proximidades do assentamento de Ribe, na Dinamarca, os cientistas encontraram três pingentes de chumbo com o símbolo da cruz cristã. Até então, tudo bem. O problema é que os achados datam de 800 d.C., o que altera e muito a noção dos especialistas sobre os primeiros cristãos dinamarqueses.

"Isso é algo novo na história do cristianismo na Dinamarca. Pensávamos que foi Haroldo Dente-Azul [Harald Bluetooth] que cristianizou os dinamarqueses por volta de 960 d.C., mas, agora, fica demonstrado que os habitantes de Ribe usavam amuletos cristãos 150 anos antes", comenta o professor dinamarquês Soren Sindbek, da Universidade de Aarhus, um dos responsáveis pela descoberta, em entrevista à rádio Danish Radio.

Os três amuletos encontrados pelos arqueólogos estão decorados com cruzes em forma de "X", também conhecida como cruz de Santo André, e que está presente, por exemplo, na bandeira da Escócia e no emblema da Marinha russa.

Sindbek explica à rádio dinamarquesa que esse tipo de símbolo cristão era muito comum naqueles anos, especialmente nos territórios que, atualmente, correspondem à França e à Alemanha. Na época, os moradores desses locais já haviam se convertido ao cristianismo. "Entretanto, acredita-se que o povo dinamarquês ainda venerava os deuses da mitologia nórdica", acrescenta o pesquisador.

Os amuletos foram encontrados numa região que, em 800 d.C., abrigava uma fundição. Os cientistas encontraram também os moldes utilizados para forjar os pingentes de chumbo. Isso significa que os dinamarqueses produziam amuletos cristãos em grandes quantidades e que o cristianismo já contava com um grande número de seguidores.

Por que esses amuletos não foram feitos de ouro ou outro metal precioso? Apesar de serem materiais comuns na joalharia dos vikings, segundo o cientista, isso está relacionado ao simbolismo cristão. "No dia do juízo final, não se poderia usar bijuteria ostensiva que posse denotar riqueza ou vaidade", esclarece Soren Sindbek.

Nos últimos 14 anos, a equipe de arqueólogos da Universidade de Aarhus se uniu a pesquisadores do Museu do Sudoeste da Jutlândia para esclarecer a história antiga de Ribe, fundada no início da Era dos Vikings.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade