Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Cientistas encontram 'piranha' de 150 milhões de anos

Peixe ancestral também se alimentava de barbatana


postado em 18/10/2018 17:41 / atualizado em 18/10/2018 16:46

Cientistas encontraram na Alemanha um fóssil de peixe que seria o ancestral das atuais piranhas(foto: Martina Kolbl-Ebert/Divulgação)
Cientistas encontraram na Alemanha um fóssil de peixe que seria o ancestral das atuais piranhas (foto: Martina Kolbl-Ebert/Divulgação)

As piranhas devem ser os peixes de água doce mais conhecidos em todo o mundo, ainda mais porque a forma "violenta" como se alimentam já rendeu vários mitos e até filmes de Hollywood. Agora, cientistas encontraram um fóssil de 150 milhões de anos que pode ser considerado o antepassado desses animais, mas que vivia nos oceanos. A informação foi divulgada pela agência portuguesa de notícias Lusa.

O peixe encontrato tinha dentes como os da piranha e os usava para arrancar pedaços de outros peixes. Isso foi comprovado pelos pesquisadores após encontrar os restos fossilizados do animal e de suas "vítimas" que também ficaram preservadas em depósitos de calcário na pedreira de Etting, na região da Baviera, no sul da Alemanha.

"Temos outros peixes encontrados no mesmo local que estavam sem alguns pedaços da barbatana", comenta o cientista David Bellwood, da Universidade James Cook, da Austrália, citado pela Lusa.

Segundo o pesquisador, há uma "incrível semelhança" entre esse peixe e as atuais piranhas, que também se alimentam predominantemente não de carne mas de barbatanas. "É uma opção muito inteligente pois as barbatanas voltam a crescer, são um recurso renovável. Coma um peixe e ele morrerá; morda suas barbatanas e terá comida para 'sempre'", afirma Bellwood.

Após uam análise mais detalhada das bem preservadas mandíbulas da espécie fossilizada revelou que o peixe ancestral possuía dentes longos e pontiagudos, um osso formando o céu da boca, e dentes triangulares com bordas em serrilha na mandíbula inferior.

A morfologia da arcada dentária e do maxilar sugere que o peixe possuía uma boca equipada para cortar carne ou barbatanas, segundo a equipe responsável pelo achado na Alemanha.

"Ficamos impressionados ao perceber que esses peixes tinham dentes semelhantes aos das piranhas", diz Martina Kolbl-Ebert, do museu de Eichstatt, também na Baviera, onde os fósseis foram colocados em exposição.

Segundo Kolbl-Ebert, o peixe recém descoberto provém de um grupo intitulado picnodontídeos, conhecidos por terem dentes fortes. "É como encontrar uma ovelha que age como um lobo. O que mais impressiona é que ele pertence ao período Jurássico [entre 145 e 201 milhões de anos atrás]. Peixes ósseos como nós os conhecemos, simplesmente não comiam carne de outros peixes nessa era", comenta a cientista á agência Lusa. Ela lembra que, ao longo do tempo, surgiram peixes que se alimentavam de outros, que os engoliam inteiros, mas, espécies que mordiam as barbatanas só foram registradas recentemente.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade