Estado de Minas ASTRONOMIA

Quem disse que a Terra é o 'planeta água'?

Existem outros mundos muito mais 'aquáticos' no Sistema Solar

postado em 09/10/2018 09:58 / atualizado em 09/10/2018 10:28

Ganimedes, uma das luas de Júpiter, é o mundo com maior porcentagem de água em nosso Sistema Solar(foto: Nasa/JPL/Divulgação)
Ganimedes, uma das luas de Júpiter, é o mundo com maior porcentagem de água em nosso Sistema Solar (foto: Nasa/JPL/Divulgação)

Todos sabem que a Terra também é chamada de "Planeta Água", por ter 71% de sua superfície coberta pelo líquido mais precioso para os seres vivos. Porém, comparado a alguns lugares do Sistema Solar, nosso planeta vira praticamente um "deserto". Isso tanto em termos do volume total de água quanto da quantidade de líquido em relação ao tamanho.

Como mostra o site americano ScienceAlert, especializado em notícias científicas, a lua Europa, de Júpiter, é menor do que a da Terra, mas repleta de gelo. Com os dados obtidos pela sonda espacial Voyager, lançada pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) em 1977, há evidências de que Europa deve ter o dobro de água do nosso planeta.

Até mesmo o minúsculo Plutão pode ter um oceano quase tão grande quanto o terrestre.

Segundo o ScienceAlert, o cientista planetário Steve Vance, do Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory) da Nasa, fez um cálculo do acervo hidrográfico de nosso Sistema Solar, levando em conta a espessura do gelo e a profundidade dos oceanos de todos os corpos celestes que nos cercam.

Vance descobriu o volume provável de água líquida em nove mundos oceânicos conhecidos, incluindo a Terra. As quantidades de água são apresentadas em zettalitros (ZL), uma unidade que é igual a um sextilhão de litros ou 1 bilhão de km³.

A Terra abriga cerca de 1,335 ZL de água, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.

Em relação à quantidade de água líquida que cada mundo do Sistema Solar pode ter o ranking de maior acervo hidrográfico, em ordem crescente é formado por: Encélado (lua de Saturno), Tritão (lua de Netuno), Dione (lua de Saturno), Plutão, Terra, Europa (lua de Júpiter), Calisto (lua de Júpiter), Titã (lua de Saturno) e Ganimedes (lua de Júpiter).

Aliás, como mostra o ScienceAlert, o satélite natural Ganimedes, o maior de Júpiter, é o corpo celeste mais úmido do Sistema Solar por possuir 69% de seu volume total na forma de água líquida, mais do que qualquer outra do "ranking" de Steve Vance.

A lista poderia trazer também a lua Mimas, de Saturno, e Ceres, o maior asteroide do Sistema Solar, mas os cientistas ainda não sabem ao certo o tamanho de cada um, nem suas informações estruturais.

Abaixo, o ranking elaborado pelo cientista americano, em zettalitros: