Publicidade

Estado de Minas MISTÉRIO?

Astrônomos acreditam estar perto de encontrar o planeta X

Corpo misterioso estaria em nosso Sistema Solar


postado em 10/12/2018 16:40 / atualizado em 10/12/2018 16:12

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, dizem ter recebido imagens detalhadas do nosso Sistema Solar onde pode estar o misterioso planeta X (seria o nono em nossa vizinhança). Em comunicado enviado à imprensa, eles dizem ter "80% de certeza" de que conseguirão identificar o suposto corpo celeste essas fotografias, caso ele realmente exista.

"Pela primeira vez nós conseguimos passar sete dias corridos observando o espaço. Penso que se encontrarmos o planeta X, ele vai estar escondido justamente nesses dados. Eles cobrem uns 85% do céu onde ele deveria estar. Se realmente houver algo lá, as chances da descoberta do planeta são de 95%", afirma o astrônomo Michael Brown, do Caltech.

No início de 2016, ao lado do colega e astrônomo Konstantin Batygin, Brown disse ter conseguido calcular a localização do misterioso nono planeta do Sistema Solar: ele estaria a 41 bilhões de km do Sol e que deveria pesar 10 vezes mais do que a Terra. O planeta X demoraria 14 mil anos para dar uma volta ao redor do Sol.

Até hoje não há informações concretas sobre a existência ou mesmo a localização desse suposto planeta. O que existe, entretanto, é o reconhecimento de um estranho movimento nos planetas anões que orbitam o Cinturão de Kuiper, em nosso Sistema Solar. Há também alguns dados que estariam relacionados à órbita do misterioso corpo celeste, que seria inclinado 30º.

Há um ano, Brown e Batygin começaram a buscar o planeta X com a ajuda do telescópio Subaru, do bservatório Astronômico Nacional do Japão, e que está instalado em Mauna Kea, no arquipélago do Havaí (EUA).

De acordo com os cientistas, as primeiras tentativas de receber imagens não deram resultado por causa das condições climáticas desfavoráveis e por problemas no funcionamento do telescópio.

"O nosso problema principal, eu receio, seria a própria Via Láctea […] que entra parcialmente na zona de busca onde há milhares de estrelas. A luminosidade é tão grande que nem tentamos procurar o planeta X nessa parte do céu", comenta Michael Brown no comunicado.

Entretanto, os dois astrônomos do Caltech têm certeza de que as hipóteses sobre a localização do misterioso planeta estão corretas e que a possibilidade de existência do corpo celeste seria de 99,8%.

Ainda conforme os cientistas, não há explicações razoáveis para as anomalias nas órbitas dos planetas anões do Cinturão de Kuiper.

Se eles não conseguirem encontrar o planeta X entre os dados recebidos recentemente, os cientistas afirmam que em fevereiro de 2019 será realizada mais uma rodada de observações, quando examinarão a Via Láctea para encontrar o gigante gasoso num conjunto de estrelas.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade