Estado de Minas ASTRONOMIA

Estrela 'próxima' da Terra tem quase a idade do Universo

Corpo celeste de 13,5 bilhões de anos está na Via Láctea

postado em 19/11/2018 09:20 / atualizado em 19/11/2018 09:31

(foto: Nasa/Divulgação)

A descoberta recente de uma nova estrela na Via Láctea está chamando a atenção da comunidade científica e demais admiradores do Universo. Isso porque o corpo celeste é um dos mais antigos já encontrados, de acordo com pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, da cidade de Baltimore, nos Estados Unidos.

Segundo matéria publicada no site americano Astronomy, especializado em notícias astronômicas, os cientistas estimam que a estrela, do tipo anã vermelha, tenha surgido há 13,5 bilhões de anos. Ou seja, ela possui, praticamente, a mesma idade do Universo, que é datada de aproximadamente 13,7 bilhões de anos. Os pesquisadores da Johns Hopkins afirmam que ela se formou a partir de uma nuvem surgida logo após o Big Bang – explosão que teria dado orgiem ao Universo.

Ainda segundo o Astronomy, outro aspecto que chamou a atenção dos cientistas é o fato de a estrela recém descoberta estar relativamente "próxima" da Terra. A anã vermelha está localizada a "apenas" dois mil anos-luz do nosso planeta, ao contrário de quase todos os corpos celestes mais antigos, que ficam a milhões ou bilhões de anos-luz daqui.

Para o astrônomo Renato Las Casas, professor da UFMG, existem duas explicações possíveis que revelam porque apesar dessa proximidade com a Terra, a estrela é ligada às origens do nosso Universo. "O mais provável é que, de alguma forma, essa estrela foi capturada pela Via Láctea. Outra explicação seria a de que nossa galáxia se formou no entorno desse corpo celeste, mas essa é uma possibilidade pequena", esclarece o cientista mineiro.