Publicidade

Estado de Minas ESTUDO

Corante natural pode ajudar a tratar picada de jararaca

Descoberta faz parte de pesquisa do Instituto Butantan


postado em 26/12/2018 08:45 / atualizado em 26/12/2018 08:50

A cereja é um dos alimentos ricos em rutina, flavonoide capaz de tratar sintomas da picada da jararaca(foto: Pexels)
A cereja é um dos alimentos ricos em rutina, flavonoide capaz de tratar sintomas da picada da jararaca (foto: Pexels)

Uma nova pesquisa do laboratório de Fisiopatologia do Instituto Butantan, de São Paulo (SP), realizada em laboratório, mostra que a rutina, uma substância (flavonoide) comum em plantas e alimentos, como frutas cítricas, trigo-sarraceno (Fagopyrum esculentum) e fava-d'anta (Dimorphandra mollis), é capaz de proteger o organismo dos sangramentos e inflamações decorrentes do veneno da jararaca. O estudo foi conduzido por Marcelo Larami Santoro, Ana Teresa Azevedo Sachetto e Jaqueline Gomes Rosa.

A rutina costuma ser usada como pigmento vermelho para alimentos e possui com alto poder antioxidante e anti-inflamatório.
O efeito observado na pesquisa poderá ajudar no tratamento das picadas dessa espécie de serpente, principalmente em relação aos sintomas considerados secundários, como a formação de coágulos sanguíneos. "O envenenamento por picadas de jararaca causa problemas de coagulação, que resultam do aumento da atividade do fator tissular. A atividade do fator tissular é controlada pela enzima PDI e sabemos que a rutina tem o poder de inibir a PDI. Pensamos que seria possível usar a rutina para evitar a expressão do fator tissular nos casos de envenenamento, reduzindo assim complicações secundárias como a coagulação sanguínea", explica Marcelo Santoro, em entrevista à Agência Brasil.

O veneno da jararaca responde por cerca de 70% dos acidentes com cobras peçonhentas no estado de São Paulo. "No envenenamento, aumenta a atividade do fator tissular. No grupo de animais nos quais injetou-se veneno e rutina, verificamos que a rutina reduziu o distúrbio da coagulação, protegendo assim o organismo dos camundongos das ações de coagulação do envenenamento. No entanto, não sabemos qual foi o alvo da rutina ou de que forma ela agiu no organismo dos animais para controlar o fator tissular", comenta o pesquisador do Butantan.

Ainda de acordo com Santoro, novos estudos serão necessários para compreender melhor a atividade da rutina. "A pesquisa sugere que a rutina tem um grande potencial como uma droga auxiliar em conjunto com a terapia antiveneno para tratar picada de cobra, particularmente em países onde a disponibilidade de antiveneno é escassa", completa.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade