Publicidade

Estado de Minas SURPREENDENTE

Luz azul tem o mesmo efeito de remédio para pressão

Estudo comprova ação anti-hipertensiva desse espectro


postado em 10/01/2019 16:44 / atualizado em 10/01/2019 17:05

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Apesar de ser associada aos problemas gerados pelo uso constante de disposivitos eletrônicos com tela, a luz azul pode ser um ótimo tratamento para quem sofre de pressão alta. A curiosa descoberta faz parte de um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, em parceria com a Universidade Heinrich Heine, de Düsseldorf, na Alemanha.

Por meio de testes, os cientistas perceberam que a luz azul é tão efetiva na redução da pressão arterial quanto a própria medicação, contribuindo para evitar doenças cardiovasculares. O artigo com a novidade foi publicado no final de 2018 no periódico científico Journal of Preventative Cardiology.

A pesquisa expôs voluntários a 30 minutos de luz azul no corpo inteiro – a intensidade foi de 450 nanômetros, o que equivale a uma dose diária de radiação solar. Posteriormente, os mesmos participantes foram expostos a uma luz de controle. A luz azul visível, ao contrário da ultravioleta (UV), não é cancerígena.

Todos os voluntários tiveram a pressão arterial, a rigidez das artérias, a dilatação dos vasos sanguíneos e os níveis de armazenamento de óxido nítrico no plasma medidos antes, durante e duas horas após a irradiação com as duas luzes.

Os resultados mostram que a exposição à luz azul reduziu significativamente a pressão arterial sistólica dos participantes em quase oito mmHg (milímetro de mercúrio), enquanto a luz de controle não gerou qualquer impacto. Vale dizer que a pressão sistólica considerada normal é de 120 mmHg.

De acordo com os pesquisadores, o surpreendente é que essa redução é semelhante à observada em ensaios clínicos de medicamentos para hipertensão.

Além da redução da pressão arterial, a exposição à luz azul melhorou outros marcadores de risco cardiovascular, como a rigidez arterial e o relaxamento dos vasos sanguíneos. Os cientistas também descobriram que a exposição à luz azul aumentou os níveis de óxido nítrico, uma importante molécula que protege o sistema cardiovascular.

"A exposição à luz azul fornece um método inovador para controlar com precisão a pressão arterial sem medicação. Isto seria particularmente útil para aqueles cuja pressão sanguínea não é facilmente controlada por medicação, como os idosos", comenta o cientista Christian Heiss, professor da Universidade de Surrey, no artigo recém publicado.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade