Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Whey protein pode reduzir a sarcopenia em idosos

Suplemento ajuda na recuperação da massa muscular, diz estudo


postado em 10/01/2019 10:30 / atualizado em 10/01/2019 12:59

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Atualmente, é quase impossível não conhecer o whey protein, proteína isolada obtida do soro do leite que é muito consumida por fisiculturistas e frequentadores de academia de ginástica. Mas, um estudo publicado no final do ano passado no jornal científico Geriatrics & Gerontology International aponta que a suplementação com whey, após treinos de resistência, é eficaz para a prevenção da sarcopenia em mulheres idosas.

A sarcopenia é a perda da massa muscular que ocorre a partir dos 50 anos, devido ao processo natural do envelhecimento.

Segundo o nutricionista esportivo Diogo Círico, consultor da Growth Supplements, a perda da força muscular tem várias consequências para pessoas idosas. "Um bom funcionamento dos músculos é essencial para os movimentos corporais, assim como para manter o equilíbrio. Portanto, o risco de quedas aumenta de forma significativa nas pessoas com mais de 65 anos nos casos em que há inatividade física. Além da perda da massa muscular, os idosos perdem massa óssea, o que pode levar à osteoporose. Como consequência, uma simples queda pode causar uma fratura e deixar o idoso acamado ou incapacitado. Quanto mais tempo parado, maior a perda da massa muscular", comenta o especialista.

O nutricionista recomenda a prática de atividades físicas para fortalecer os músculos e a adoção de medidas preventivas contra a perda óssea e muscular, ainda na juventude. "Mas, também é possível começar um programa de treinamento para fortalecimento muscular depois dos 65 anos e uma ideia ainda melhor é usar suplementos, como o whey, para contribuir com esse objetivo", ressalta Círico.

O estudo recém publicado foi realizado no Japão com 81 mulheres saudáveis, com idades entre 65 e 80 anos. O grupo foi dividido em três. O primeiro realizou exercícios e usou um suplemento de whey após os treinos. O segundo grupo realizou somente os exercícios e o terceiro apenas recebeu o suplemento de whey, sem a feitura de atividades físicas.

A pesquisa durou 24 semanas, com treinos feitos duas vezes por semana. A dose do whey foi de 22,3 g, sendo depois ajustada de acordo com o peso de cada participante. Os pesquisadores avaliaram a massa muscular antes e depois dos testes. Os resultados mostram que o índice de massa muscular aumentou significativamente no grupo que praticou os treinos e usou o suplemento de proteína do soro do leite. O mesmo grupo também apresentou melhora no aumento da força e na velocidade da marcha.

Diogo Círico lembra que o whey protein é um suplemento de alto valor biológico, com grande concentração de proteínas e aminoácidos. "Entre os principais benefícios do whey estão o aumento do volume muscular, a potencialização da resposta na recuperação dos músculos após treinos de força e o combate à inflamação do tecido muscular", diz o especialista.

Para o nutricionista, o estudo é importante porque revela que os idosos também podem se beneficiar do suplemento proteico, visando ao aumento da força muscular e à uma melhor qualidade de vida. "Porém, é preciso sempre procurar um médico ou nutricionista para orientação de como usar, principalmente quando falamos de idosos", alerta Círico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade