Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Homens usam carne como símbolo de 'masculinidade'

Isso é o que aponta um estudo recente feito na Austrália


postado em 14/02/2019 14:40 / atualizado em 14/02/2019 14:52

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Dietas sem carne, como as vegetarianas e as veganas, não são muito masculinas. Isso é o que pensam alguns homens, de acordo com pesquisa recente que comprova e explica esse fato. A informação foi divulgada pelo jornal australiano The Sydney Morning Herald.

Estudo realizado pelas universidades Monash e de Tecnologia de Sydney, ambas da Austrália, afirma que os homens, quando estão próximos de parceiros amorosos em potencial, tendem a pedir pratos à base de carne, visando, com isso, demonstrar a "masculinidade".

A explicação para esse comportamento, segundo os cientistas, seria um resquício da evolução da espécie humana, uma vez que os nossos antepassados precisavam caçar para obter carne – ato que era predominantemente dos homens e que demandava "força e habilidade". O "status" por causa da carne não teria desaparecido totalmente até hoje, de acordo com os pesquisadores, que publicaram os resultados no periódico científico Food Quality and Preference no dia 21 de janeiro deste ano.

Em entrevista ao site da Universidade Monash, Eugene Chan, um dos autores do estudo, explica que, em termos evolucionários, há essa percepção de que as pessoas que comiam carne, especialmente a vermelha, eram mais fortes e dominantes. "Sendo assim, quando os homens querem se tornar atraentes para o sexo oposto, escolhem carnes e, geralmente, as mais caras", completa o cientista.

Ainda de acordo com Chan, a pesquisa aponta também que os homens, principalmente os que não são ricos, consomem mais carne porque isso, psicologicamente, ajudaria a suprir a falta de dinheiro.

Metodologia

Para chegar a essas conclusões, a equipe de Eugene Chan analisou o comportamento de 878 voluntários, que foram divididos em dois grupos para realização de exercícios de imaginação. Enquanto uma parte deveria pensar numa noite romântica com uma pessoa que desejava, a outra ficou encarregada de imaginar uma noite com um amigo do mesmo sexo.

A partir disso os cientistas analisaram os detalhes do que os voluntários relataram e descobriram que o grupo que imaginou a noite romântica era mais propenso a pedir carne no jantar do que os homens do outro grupo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade