Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Argila pode ajudar na perda de peso

Estudo comprova ação do barro na eliminação de gordura


postado em 06/03/2019 12:50 / atualizado em 06/03/2019 13:00

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Comer argila pode não parecer apetitoso. Mas uma nova pesquisa apresenta uma razão que pode levar muita gente a consumir esse produto: a argila pode absorver gordura no intestino – pelo menos em ratos –, facilitando a manutenção do peso ideal.

Esse tipo de terra, composta por grãos muito finos de rocha ou mineral que se encaixam de tal forma que permitem pouquíssima passagem de água, foi usado como alimento para cobaias, que ganharam menos peso numa dieta rica em gordura. De acordo com o artigo, publicado no final do ano passado na revista científica Pharmaceutical Research, a argila foi capaz de diminuir o ganho de peso tão bem quanto um dos principais medicamentos usados atualmente.

A pesquisa foi liderada pela farmacêutica Tahnee Dening, da Universidade da Austrália do Sul, em Adelaide. Ela estava testando se o barro poderia ajudar a transportar medicamentos para o intestino delgado. Mas acabou não sendo bem sucedida porque a argila estava absorvendo a droga ao longo do caminho. Isso a fez pensar sobre o que mais argila poderia absorver.

Para descobrir, ela fez alguns experimentos. Dening começou analisando os efeitos no intestino delgado, que se situa entre o estômago e o intestino grosso. Nele se encontra a maior parte dos alimentos ainda encharcados de sucos gástricos e que serão querados para a absorção de nutrientes pelo corpo. Na pesquisa, óleo de coco foi misturado como sucos intestinais e barro.

"As argilas foram capazes de absorver o dobro do seu peso em gordura, o que é incrível", diz a pesquisadora no artigo recém publicado.

Para entender se o mesmo poderia ocorrer dentro do organismo, a equipe liderada por Tahnee Dening alimentou alguns ratos com argila por duas semanas. Os animais foram divididos em quatro grupos de seis indivíduos: dois grupos comeram uma dieta rica em gordura, juntamente com pequenos torrões feitos de diferentes tipos de argila. Outro grupo recebeu a comida rica em gordura e uma droga para perda de peso, mas sem adição de barro. O restante, do grupo de controle, recebeu a dieta rica em gordura, mas não sem nenhum tipo de tratamento.

Ao final de duas semanas, os cientistas australianos pesaram os animais. Ratos que comiam argila tinham ganhado tão pouco peso quanto os que tomavam a droga para eliminação de gordura. Ao mesmo tempo, os ratos do grupo de controle ganharam mais peso do que os demais.

O medicamento usado na pesquisa, e que serve para perda de peso, costuma gerar efeitos colaterais desagradáveis. Uma vez que impede o intestino de digerir gordura, ela acaba se acumulando, o que pode provocar diarreia e flatulência. De fato, muitas pessoas param de tomar o remédio porque não suportam esses sintomas adversos.

De acordo com Dening, se as pessoas tomassem argila, poderia anular alguns dos efeitos desagradáveis do remédio. Além disso, o barro acaba sendo expelido do corpo nas fezes do paciente.

O próximo passo dos cientistas é entender quais tipos de argila funcionam melhor. "Também temos que testar em mamíferos maiores. Seja em cães ou porcos. Devemos ter certeza de que é realmente seguro antes de testá-lo em humanos", diz a farmacêutica no estudo publicado na Pharmaceutical Research.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade