Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Dietas ricas em gordura afetam o intestino

Bactérias benéficas acabam morrendo, segundo estudo


postado em 01/03/2019 08:00 / atualizado em 01/03/2019 08:33

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

É sabido que uma alimentação rica em gordura pode causar diversas doenças crônicas, sendo a hipertensão a mais conhecida. Agora, uma pesquisa publicada na revista científica Gut, do Britsh Medical Journal, afirma que a ingestão deliberada de gordura, comum em dietas hiperproteicas, pode afetar negativamente a microbiota intestinal, o que leva a prejuízos à saúde. A informação foi divulgada pelo portal  de notícias médicas HealthLine.

O estudo – realizado por cientistas da China, Estados Unidos e Nova Zelândia – alerta, inclusive, para possíveis problemas relacionados a duas dietas famosas, a paleolítica e cetogênica, que se baseiam na ingestão de alimentos com alto teor de gordura.

Para chegar à conclusão de que a alimentação rica nesse tipo de lipídio pode prejudicar os micro-organismos benéficos que vivem no intestino, os pesquisadores analisaram os dados de saúde de 217 pessoas saudáveis, com idades entre 18 e 35 anos.

Os voluntários passaram por exames de fezes para avaliação da quantidade e qualidade dos micróbios ali presentes. Foram realizados também exames de sangue para que os pesquisadores pudessem analisar a presença de partículas associadas a inflamações do organismo.

Após essa primeira etapa, os participantes foram submetidos a dietas com níveis variados de ingestão de gordura, durante seis meses. Após esse período, a equipe internacional de cientistas analisou novamente as fezes e o sangue dos voluntários.

Os resultados mostraram que aqueles que foram submetidos a dietas com maior nível de gordura perderam bactérias importantes da microbiota intestinal, responsáveis pela manutenção de nossa saúde. Estes micro-organismos perdidos ajudam, entre outras coisas, a produzir os chamados ácidos graxos de cadeia curta – moléculas que protegem as células que revestem o intestino e evitam inflamações.

Nesse mesmo grupo de voluntários, os pesquisadores observaram, ainda, que houve um aumento de bactérias prejudiciais à saúde, que são encontradas, normalmente, no intestino de pessoas com diabetes tipo 2 (fígado não produz a quantidade ideal de insulina).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade