Publicidade

Estado de Minas ESTUDO RECENTE

Dormir pouco pode levar à compulsão alimentar

Cérebro liga o 'alerta' após noite mal dormida


postado em 21/03/2019 10:00 / atualizado em 21/03/2019 10:03

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Um estudo publicado no dia 19 de março no jornal científico Nutrients mostra que não dormir direito pode levar à compulsão por doces. Pesquisadores americanos avaliaram 24 mulheres num laboratório do sono durante duas noites diferentes. Na primeira, as voluntárias tiveram permissão para dormir normalmente; já na segunda noite, elas tiveram o tempo habitual de sono reduzido em um terço.

Após os testes, as participantes foram questionadas sobre os desejos por comida e o nível de fome. Elas foram submetidas a uma série de tarefas, incluindo a seleção de refeições e lanches mais desejados, quais quantidades e quanto pagariam por determinados alimentos.

"Notamos que depois de apenas uma noite de redução modesta do sono, a sensação de fome, o desejo por comida e as porções no almoço eram mais altas comparadas a uma noite de sono habitual", comenta Robin Tucker, professor de Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, principal autor da pesquisa, citado pelo portal australiano Nine. "Nossas participantes também apresentaram compulsão por bombons de chocolate depois de dormir pouco", completa o cientista.

Estudos anteriores já haviam indicado que o apetite pode ficar confuso se você só dormir metade do tempo recomendado ou não alcançar o sono pleno. Na pesquisa recém publicada, as participantes dormiram de 60 a 90 minutos depois do habitual e acordaram de 60 a 90 minutos mais cedo do que o normal.

Embora o estudo não tenha medido a quantidade de alimentos que os participantes realmente ingeriram, contribui para as evidências que sugerem que estamos mais propensos a comer em excesso e fazer escolhas alimentares menos nutritivas quando não dormimos o suficiente. "Todas essas mudanças, como aumento da fome, do desejo por comida, porções maiores e compulsão por doces, podem contribuir para aumentar o consumo de energia e o ganho de peso", afirma Robin Tucker.

Uma pesquisa anterior demonstrou como as pessoas que dormem menos de sete horas por noite preferem sabores mais doces, provavelmente por causa de como o sono afeta a maneira como nosso cérebro funciona. Alimentos ricos em gordura e açúcar ativam os centros de recompensa do cérebro – um retrocesso aos tempos dos homens das cavernas, quando esses alimentos eram escassos e fazia sentido consumir o máximo deles quando estavam disponíveis.

"O sono insuficiente coloca esses centros [de recompensa] em alerta máximo, tornando-os ainda mais receptivos a comidas atraentes. Então, enquanto comer quando se está descansado é ótimo, comer quando você não dormiu o suficiente é o ápice do desejo, pelo menos é o que o cérebro pensa", comenta o pesquisador, citado pelo Nine.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade