Publicidade

Estado de Minas NOVIDADE

Em breve, humanos poderão receber órgãos de porcos

Técnica de xenotransplante está sendo pesquisada na USP


postado em 01/03/2019 17:39 / atualizado em 01/03/2019 17:24

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Por meio da técnica intitulada xenotransplante, que corresponde ao transplante de órgãos entre duas espécies diferentes, neste caso, entre o Sus scrofa domesticus (porco) e o Homo sapiens (ser humano), em breve, será possível reduzir o número de pacientes que aguardam por um órgão no Brasil e no mundo.

"Os órgãos dos suínos são muito semelhantes aos de humanos, mas se fossem transplantados hoje seriam rejeitados. A ideia é modificá-los para que se tornem compatíveis com o organismo humano", comenta a pesquisadora Mayana Zatz, professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista para a Agência Fapesp. Ela é responsável por um estudo sobre o tema e que foi apresentado em evento em Londres no início de fevereiro deste ano.

Atualmente, porcos modificados para esse fim são criados em países como Alemanha e Estados Unidos, com resultados promissores de transplantes de seus órgãos em macacos.

Segundo a cientista, três genes que provocam a rejeição são bem conhecidos. Desativando-os por meio da técnica de edição gênica conhecida como Crispr-Cas9, é possível fazer com que o sistema imunológico humano não rejeite os órgãos.

A expectativa dos pesquisadores é que o soro retirado do sangue desses porcos seja testado com sucesso em pessoas que estão na fila de transplante de rim, a fim de verificar a presença de anticorpos que possam rejeitar os órgãos suínos em humanos.

Vale dizer que o Brasil ocupa a segunda colocação em número absoluto de transplantes, atrás apenas dos Estados Unidos. No entanto, a fila de espera por órgãos ultrapassou 41 mil inscritos em 2016 em nosso país. O transplante de rim é o que apresenta a maior discrepância entre número de pacientes na fila de espera e procedimentos realizados: foram 5.592 transplantes para 24.914 inscritos. Em 2017, 1.716 pacientes morreram enquanto esperavam por um rim.

"Trata-se de desenvolver um produto de base biotecnológica nacional, cujo objetivo final será prover à população em fila de espera para transplantes uma alternativa terapêutica viável e definitiva, que pode encurtar o sofrimento do paciente e seus familiares", afirma Mayana Zatz à Fapesp.

Hoje, mesmo transplantes entre humanos exigem que o transplantado tome medicamentos imunossupressores, alguns para o resto da vida, a fim de combater a rejeição. No caso dos que precisam de transplante de rim, há ainda um custo elevado em hemodiálise daqueles que esperam por um novo órgão.

A fase inicial do projeto envolvendo xenotransplante tem duração prevista de três anos e prevê ainda compatibilizar aspectos éticos, religiosos e legais.

(com Agência Fapesp)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade