Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Suplementos de vitaminas e minerais não são tão benéficos quanto os alimentos

Isso foi comprovado por um estudo recente


postado em 09/04/2019 12:45 / atualizado em 09/04/2019 12:49

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um estudo realizado pela Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, e publicado nesta terça, dia 9 de abril, no periódico científico Annals of Internal Medicine, mostra que tomar suplementos tem pouco efeito para a saúde e apenas a ingestão de nutrientes presentes nos alimentos pode reduzir as chances de morrer. Ao mesmo tempo, o uso de alguns suplementos, como cálcio e vitamina D, foram associados pelos cientistas ao maior risco de câncer. A informação foi divulgada pelo tabloide britânico Daily Mail.

O estudo analisou dados de mais de 27 mil adultos americanos e descobriu que certos nutrientes nos alimentos, não em suplementos, geralmente estavam ligados a um menor risco de morte por todas as causas, especialmente por câncer.

Os pesquisadores da Universidade de Tufts compararam a ingestão de uma variedade de nutrientes com as taxas de morte por todas as causas, inclusive por doenças cardiovasculares e por câncer. O resultado aponta que o consumo adequado de vitaminas A e K, bem como magnésio e zinco, ajuda na longevidade.

Mas esse achado só se aplica aos nutrientes presentes nos alimentos, e não à ingestão de suplementos. Segundo os cientistas, citados pelo Daily Mail, as pessoas podem estar colocando a saúde em risco tomando doses de suplemento de cálcio superiores a mil miligramas por dia. Esta dosagem foi associada a um risco 53% maior de morte por câncer, embora o risco relativo permanecesse pequeno.

Eles não encontraram evidências de uma associação entre o cálcio nos alimentos e a morte por câncer.

"É importante entender o papel que o nutriente e sua fonte podem ter para nossa saúde, especialmente se o efeito não for benéfico. Nossos resultados apoiam a ideia de que, embora o uso de suplementos contribua para um aumento no nível de ingestão total de nutrientes, há efeitos benéficos nos nutrientes dos alimentos que não são vistos nos suplementos", comenta a pesquisadora Fang Fang Zhang, uma das autoras do estudo, citada pelo tabloide britânico.

Para a nutricionista Judy Buttriss, da Fundação Britânica de Nutrição, as descobertas contribuem para a noção cada vez maior de que os suplementos de micronutrientes não reduzem o risco de morte. "Pesquisas sobre dieta estão observando cada vez mais os efeitos sobre a saúde dos padrões alimentares, em vez de nutrientes isolados, e é claro que a dieta como um todo, e não um único nutriente isolado, é que pode ter o maior impacto benéfico na saúde", afirma a especialista ao Daily Mail.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade