Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

É necessário ingerir suplemento de BCAA?

Esse famoso suplemento não substitui os alimentos, diz especialista


postado em 07/03/2019 16:39 / atualizado em 07/03/2019 16:20

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Todo mundo que vai à academia para malhar sabe que deve consumir os famosos aminoácidos BCAA (de cadeia ramificada), que ajudam o corpo a produzir proteínas que, por sua vez, são a base para o desenvolvimento dos músculos, para a queima de gordura e para evitar a fadiga após os treinos.

De acordo com matéria publicada no site da revista americana Men's Health, especializada em saúde masculina, ao contrário do que muita gente imagina, esses aminoácidos não precisam, necessariamente, ser adquiridos por meio de suplementos, já que alguns alimentos podem fornecê-los ao organismo.

O personal trainer Nick Mitchell, da clínica Ultimate Performance, especializada em atividades esportivas, afirma que é possível "obter todos os aminoácidos que necessários por meio da comida de 'verdade', incluindo o mais importante deles, a leucina que ajuda a prevenir o catabolismo [degradação] muscular", em entrevista ao site.

A leucina, ao lado da valina e da isoleucina, forma o trio de aminoácidos mais importantes para manter e aumentar a massa muscular – existem outros seis compostos dessa categoria que são essenciais.

Segundo Mitchell, as pessoas não devem supor que apenas com a ingestão de suplementos alimentares conseguirão manter os níveis ideiais de aminoácidos no organismo. "A comida deve sempre ser a prioridade. Uma dieta rica em proteínas provenientes de carne, ovos e laticínios é absolutamente capaz de fornecer os aminoácidos essenciais para o corpo", ressalta o personal trainer à Men's Health.

Ele alerta ainda que a maioria das pessoas não seguem dietas equilibradas e por isso vêem os suplementos como uma opção mais fácil, apesar de não ser a mais indicada.

O site americano cita uma pesquisa publicada no periódico científico da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, que aponta que o ideial é que cada refeição contenha de dois a três gramas de leucina. Esta quantidade pode ser encontrada numa xícara de queijo cottage, ou numa colher de proteína do soro de leite (whey protein), ou em 85 g de peito de frango.

Além desses alimentos, ovos e atum possuem, além da leucina, quantidades significativas de todos os outros aminoácidos que compõem o BCAA, destaca a Men's Health.

Suplementos

A revista americana lembra que, por uma questão de praticidade, os suplementos podem ser uma boa opção, já que são facilmente ingeridos e não possuem efeitos indesejados para a maioria das pessoas.

Entretanto, é necessário que eles sejam consumidos conforme orientação médica, na quantidade e intervalos corretos. Deste modo, os suplementos de aminoácido não provocam ganho de peso, como muitas pessoas temem.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade