Publicidade

Estado de Minas PESQUISA

Ingestão de alho e cebola pode prevenir câncer de mama, diz estudo

A pesquisa, realizada em San Juan, capital de Porto Rico, avaliou hábitos alimentares de mulheres com idades entre 30 e 79 anos


postado em 07/10/2019 14:40 / atualizado em 07/10/2019 15:34

Chances de câncer de mama se mostraram menores em mulheres de Porto Rico que afirmaram consumir alho e cebola, ou sofrito, regularmente(foto: Pixabay)
Chances de câncer de mama se mostraram menores em mulheres de Porto Rico que afirmaram consumir alho e cebola, ou sofrito, regularmente (foto: Pixabay)
Um estudo feito em Porto Rico concluiu que o consumo de alho e cebola pode estar associado a uma redução no risco de câncer de mama. A pesquisa foi realizada na capital do país, San Juan, e região metropolitana, entre 2008 e 2014. Foram estudadas 660 mulheres, entre 30 e 79 anos, que tinham câncer de mama pela primeira vez ou que não tinham histórico de câncer (exceto câncer de pele não melanoma).

> Leia mais: Câncer de mama também atinge cães e gatos

Essas mulheres responderam a questionários com perguntas sobre sua saúde e a frequência com a qual ingeriam alho e cebola, incluindo quantas vezes, nos últimos 12 meses, haviam cozinhado ou consumido esses alimentos, entre eles o sofrito - um condimento à base dos dois ingredientes muito usado na culinária porto-riquenha.

A conclusão do estudo foi que as mulheres que consumiam sofrito mais de uma vez por dia apresentaram um risco 67% menor de desenvolverem câncer de mama em comparação com aquelas que nunca consumiram esse condimento.

A ingestão de alho e cebola, sem ser por meio do sofrito, também apontou resultados positivos para os pesquisadores. Nesse caso, eles concluíram que o consumo desses ingrendientes é inversamente proporcional ao risco de câncer de mama. Ou seja, as mulheres pesquisadas que possuiam as maiores quantidades de alho e cebola na dieta também apresentaram as menores chances de surgimento de do câncer de mama.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade