Publicidade

Estado de Minas PET

Câncer de mama também atinge cães e gatos

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem tumores nas mamas


postado em 01/10/2019 14:25 / atualizado em 02/10/2019 15:32

Em 85% dos casos de câncer de mama em cães e gatos são diagnosticados tumores malignos. Além disso, 20% dos diagnósticos são tardios, o que dificulta o tratamento, alerta o Conselho Federal de Medicina Veterinária (foto: Pixabay)
Em 85% dos casos de câncer de mama em cães e gatos são diagnosticados tumores malignos. Além disso, 20% dos diagnósticos são tardios, o que dificulta o tratamento, alerta o Conselho Federal de Medicina Veterinária (foto: Pixabay)
O mês de outubro começou e isso quer dizer que também se inicia a famosa campanha internacional Outubro Rosa, voltada para a conscientização das pessoas sobre a importância de prevenir o câncer de mama - que atinge majoritariamente as mulheres, mas é capaz de se desenvolver em homens. Além disso, você sabia que cães e gatos também podem ter essa doença?

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estima que o câncer de mama tem incidência alta entre os bichos. Segundo a entidade, 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem tumores nas mamas e, infelizmente, em 85% dos casos são diagnosticados tumores malignos. Ainda de acordo com o CFMV, 20% dos diagnósticos são tardios, o que, consequentemente, dificulta o tratamento.

Por esse motivo, a veterinária Luana Sartori, da empresa de alimentos para pets Nutrire, alerta que os donos devem levar seus animais ao consultório com regularidade. "A visita constante ao veterinário é fundamental para a vida desses bichinhos. Somente o check-up feito regularmente pode detectar o problema mais cedo e garantir a chance de um tratamento mais eficiente", diz a especialista.

Causas

Luana Sartori esclarece que o câncer de mama em cães e gatos está relacionado a, basicamente, três fatores: uso de medicamentos, como os anticoncepcionais; obesidade e alimentação não balanceada. "Além disso, muitos animais não são castrados. A castração precoce, aquela que ocorre antes do primeiro cio (por volta dos seis meses de idade), é ima forma eficiente de prevenir alguns tipos de câncer nos pets", explica a veterinária.

Sintomas

Os sintomas do câncer de mama em cadelas e gatas variam de caso para caso, segundo a especialista, mas os mais comuns são: dor, feridas, falta de apetite, vômitos, desânimo, e nódulos e inchaço nas mamas.

Tratamento

O tratamento mais indicado e eficiente contra o câncer de mama em pets é a quimioterapia, de acordo com Luana Sartori. Ela explica que, ao contrário do que acontece com os humanos, esse método não causa muitos efeitos colaterais nos bichos. Entretanto, a veterinária ressalta que o tipo de tratamento pode variar, dependendo da situação do animal e da evolução da doença. "Vale lembrar que amor e carinho são remédios infalíveis para qualquer problema, mas o acompanhamento médico é o que trará os efeitos mais importantes para a saúde do seu pet. Quem ama cuida e faz check-up anualmente", recomenda a especialista.

(Com assessoria da Nutrire)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade