Quando surgiu há oito anos, o Instagram logo de tornou uma das redes sociais mais usadas no mundo, especialmente por celebridades. Seu grande diferencial é o uso de imagens e vídeos como forma de interação com amigos e seguidores. No compartilhamento das fotos, é possível usar diferentes filtros e opções de edição que dão um ar profissional ou charmoso às imagens. Os efeitos acabaram conquistando o gosto do público mais jovem.
Além de popularizar uma nova forma de informação e interação, o Instagram se transformou num dos principais canais utilizados por marcas e empresas para alcançar clientes em potencial. Grande parte das campanhas tem como foco os influenciadores digitais e famosos, que possuem milhões de seguidores. A americana Kylie Jenenr, por exemplo, que faz parte do "clã" Kardashian, possui nada menos que 117 milhões de fãs na rede social de imagens.
Agora, se você não é uma celebridade, ainda assim pode cosneguir resultado com as publicações. A especialista em branding Lizi Zue, professora do Centro Europeu de Curitiba, no Paraná, dá dicas para quem quer "bombar" no Instagram:
Conteúdo relevante
Para a especialista, é fundamental que as fotos, vídeos, sorteios e divulgações estejam alinhadas com as necessidades e interesses do público alvo do perfil.
Visual
Outra boa dica é buscar um posicionamento visual interessante. "Um feed organizado com uma característica marcante e harmonia entre os conteúdos, é uma das formas mais eficazes para atrair o público", detalha a professora.
Stories
Lizi recomeda usar e abusar dos vídeos e fotos nos Stories da rede social. "É uma ferramenta maravilhosa para ampliar seguidores, pois gera uma aproximação maior com o público, além de oferecer opções como as enquetes, hashtags [palavras-chave] e perguntas possibilitam muita interação e ajudam a identificar o perfil do público e os conteúdos que mais interessam".
Parcerias
Outro ponto relevante é o ato de marcar outras pessoas, marcas, locais e hashtags, para aparecer para outros seguidores além dos seus.
Eventos
"Participar de festas e acontecimentos de interesse para o público alvo, além de ser uma ótima fonte de conteúdo, também ajuda a ampliar a rede de contatos e cria a oportunidade de aparecer para novas pessoas", afirma a especialista.
Regularidade
A professora orienta que a palavra-chave quando se trata de Instagram é conteúdo regular. "O conteúdo que você oferece é o que vai atrair o seu público, e neste ponto a regularidade de postagens é crucial. Você precisa aparecer para os seus seguidores e isso só acontece com postagens diárias".
Nicho de mercado
Em um universo em que todos têm muito o que falar, encontrar um nicho específico de público é uma ótima estratégia. "É preciso entender o perfil e as preferencias do seu seguidor principal e oferecer o que ele espera, pesquisando, planejando e sendo profissional em todos os pontos de contato", diz Lizi.