Publicidade

Estado de Minas DICAS

Escolher a escola do filho não é tão simples

Especialista fala sobre o que deve ser observado


postado em 12/12/2018 14:41 / atualizado em 12/12/2018 14:35

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Chegou a época do ano em que os pais precisam escolher a melhor escola para os filhos. Vale a pena mudar de colégio? Antes de tomar uma decisão, é preciso levar em conta alguns critérios importantes.

Em primeiro lugar, os pais devem ter consciência de que não existe uma "fórmula mágica". "O que deve ou não ter relevância nessa hora varia de família para família. Cada uma tem suas prioridades e um fator que seja importante para ela não necessariamente é tão essencial para uma outra", comenta Carla Oliveira, do colégio Anglo 21, de São Paulo (SP).

A especialista cita as principais características que devem ser observadas na hora de escolher uma escola:

Localização
Carla afirma que é importante escolher uma escola perto de casa. Muitos colégios oferecem cursos extras e atividades fora do horário de aulas. Esse fator pode facilitar o cotidiano tanto do estudante, que perderá menos tempo no transporte e poderá se dedicar mais aos estudos, quanto dos pais na hora de levá-los. Além disso, quanto mais perto da escola o aluno morar, caso estude no período da manhã, mais tarde poderá acordar, de forma que poderá se sentir mais disposto ao longo do dia.

Proposta pedagógica
"É importante conhecer a proposta pedagógica da escola para ver se está de acordo com aquilo que os pais acreditam, e aquilo que, para eles, é o melhor para seu filho", diz a especialista. Cada período da formação conta com uma proposta diferente e, cabe aos pais, pesquisá-las nessa fase. Atualmente, muitas famílias buscam, por exemplo, um colégio que esteja alinhado com as chamadas competências do século XXI, pois estudos apontam que não basta o estudante saber todas as fórmulas e conceitos das disciplinas, mas que saiba aplicar esses conhecimentos na própria vida. Verifique se a instituição está atualizada nesse sentido.

Ambiente
"É importante que os pais visitem a escola, conheçam o ambiente e vejam se gostam. Vale também levar os filhos para ver se eles se sentem bem naquele lugar". Lembre que a criança ou jovem passará boa parte dos seus dias ali, então é importante que ele se sinta confortável. Outra sugestão é questionar o coordenador ou diretor sobre detalhes mais práticos, como a quantidade de alunos por sala e o corpo docente do colégio.

Espaço físico apropriado
Avalie se os ambientes dentro da escola não oferecem algum perigo à faixa etária do aluno. Esse cuidado é muito importante, principalmente, quando se trata de crianças pequenas. Durante a visita à escola, repare nos espaços reservados para brincadeiras, leitura e as próprias salas de aula.

Filosofia
Segundo Carla Oliveira, é importante que a escola tenha uma filosofia parecida com a filosofia de vida dos pais. "Não dá para ser muito diferente", afirma. Avalie que tipo de educação você deseja e se seus valores e crenças são compatíveis com a da escola. Considere também o perfil do seu filho, de forma que os interesses dele sejam respeitados. Não se esqueça que será nesse ambiente que seu filho irá crescer, fazer amigos e aprender, ou seja, que será responsável por boa parte da sua construção pessoal, social e acadêmica.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade