Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Idosos compartilham mais fake news, diz estudo

Constatação foi feita por pesquisadores americanos


postado em 21/01/2019 08:59 / atualizado em 21/01/2019 09:12

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um estudo publicado na revista científica Science Advances no dia 10 de janeiro deste ano aponta que as pessoas com mais de 65 anos tendem a compartilhar mais fake news (notícias falsas) no Facebook do que os mais jovens. A descoberta foi realizada por pesquisadores das universidades Princeton e New York University, ambas dos Estados Unidos, que analisaram os posts de quase 1,2 mil usuários que concordaram em ceder seus dados na época da eleição presidencial americana, em 2016. A informação foi divulgada pelo site da rede alemã de TV Deutsche Welle.

Eles compararam os links que essas pessoas compartilharam no Facebook com várias listas de sites conhecidos por difundirem informações falsas.

O estudo concluiu que menos de 8,5% das pessoas compartilharam links de sites de notícias falsas. Mas aqueles que o fizeram eram mais velhos e se identificaram com o lado conservador do espectro político.

Segundo os cientistas, usuários com mais de 65 anos, independentemente de suas posições políticas, compartilharam quase sete vezes mais artigos de fake news do que pessoas do grupo entre 18 e 29 anos.

"É possível que toda uma faixa etária de americanos, hoje acima dos 60 anos, não tenha o nível de conhecimento de mídias digitais necessário para determinar de forma confiável a credibilidade de notícias online", afirmam os pesquisadores, citados pela Deutsche Welle. Segundo eles, o impacto do envelhecimento na memória também pode ser uma explicação.

Vale lembrar que o Facebook foi duramente criticado por não ter impedido uma onda de notícias falsas durante a campanha eleitoral dos EUA de 2016, e há suspeitas de que a Rússia possa ter influenciado o resultado das eleições americanas também por meio da disseminação de fake news.

(com portal da Deutsche Welle)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade