Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Misturar jogo e Matemática dá certo, diz pesquisa

Alunos passam a gostar da disciplina devido aos games


postado em 17/01/2019 13:40 / atualizado em 17/01/2019 13:46

(foto: Geekie/Reprodução)
(foto: Geekie/Reprodução)

Uma pesquisa realizada pela empresa israelense Matific com quase 60 mil alunos brasileiros mostra que os jogos digitais ajudam a aumentar o nível de aprendizado e de interesse pela Matemática nas escolas. É o que afirmaram 91% dos estudantes entrevistados.

Segundo os próprios alunos, os games são capazes de retirar da Matemática o rótulo de "vilã" e a transformam na "queridinha" das atividades escolares. De acordo com o levantamento, que ouviu alunos da rede pública e do sistema privado de ensino, de 5 a 12 anos, além de dois mil professores, do ensino fundamental até o sexto ano, 83% dos estudantes afirmam que passaram a "amar" a disciplina quando foram incorporadas técnicas de jogos à Matemática – é a chamada "gamificação". Fato também comprovado pelas respostas de 99,5% dos docentes, que disseram que os alunos passaram a ter mais interesse graças a esse procedimento de ludificação.

Segundo a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil, é preciso mudar a maneira de ensinar Matemática. "O mundo evoluiu, ensinar Matemática de forma rígida, baseado em decorar e memorizar, além de não funcionar, assusta. Os alunos precisam entender de forma prática como a Matemática afeta a nossa vida no dia a dia e nada melhor do que jogos educacionais para demonstrar isso", comenta a especialista.

A pesquisa, que ouviu 57. 323 alunos, descobriu que 97% deles pretendem continuar jogando e 83% dos alunos disseram que agora amam ou gostam de Matemática depois de experimentar a "gamificação" por apenas um semana. Os professores – foram 1.817 entrevistados – disseram que esse método cortou pela metade o número de alunos ansiosos na sala de aula durante a disciplina.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade