Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Fim do horário de Verão favorece quem acorda cedo

Estudantes podem até melhorar o aprendizado, diz especialista


postado em 14/02/2019 13:41 / atualizado em 14/02/2019 13:55

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

À meia-noite do próximo domingo, dia 17 de fevereiro, chega ao fim o horário de Verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora. Apesar da mudança significar o fim dos longos dias de Sol, a notícia boa é que o novo horário favorece quem precisa acordar cedo, como os estudantes do turno da manhã por exemplo, que dependem das horas de sono para fixar o conteúdo aprendido.

De acordo com o biólogo José Afonso Strozzi, professor do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba (PR), o sono influencia o aprendizado dos alunos e sua falta pode causar transtornos. "Diversas pesquisas científicas já comprovaram que o sono é essencial para nossa saúde e para a fixação das informações recebidas durante o dia. Um aluno com o sono em dia é mais atento, concentrado e capaz de fazer melhores ligações cognitivas", afirma o especialista.

Com a volta ao horário normal, o corpo começa a produzir melatonina (hormônio que induz ao sono) assim que começa escurecer, o que é melhor para nosso "relógio biológico", como explica o professor. "O começo do horário de Verão é sempre mais impactante em nosso metabolismo, pois temos que acordar quando ainda está escuro. A volta ao horário normal é mais tranquila e até facilita para quem precisa acordar cedo e tem dificuldade de sair da cama, como é comuns em jovens, por exemplo", diz José Strozzi.

Além do impacto no aprendizado, poucas horas de sono também podem causar outros problemas como estresse, aumento de peso, pressão alta, resistência à insulina, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, segundo pesquisa feita pelo Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. O estudo indica que ter um horário regular para ir para a cama mantém o coração e o metabolismo saudáveis.

O biólogo afirma ainda que praticar atividades físicas durante o dia, ter uma alimentação saudável e evitar estimulantes durante a noite é essencial para  a saúde do sono. "Todos os nossos hábitos influenciam na qualidade das horas dormidas. Mais que orientar os jovens, os pais também precisam dar o exemplo. Evitar aparelhos eletrônicos e jogos durante a noite é uma dica importante", diz o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade