Publicidade

Estado de Minas CONSUMIDOR

Conta de luz continua com bandeira vermelha de patamar 2

Aneel informa que condições hidrológicas são desfavoráveis


postado em 01/10/2018 10:30 / atualizado em 01/10/2018 10:34

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no mês de outubro será mantida a cobrança de bandeira vermelha, patamar 2, na conta de luz.

Desde junho, os consumidores brasileiros estão pagando a mais (bandeira vermelha, patamar 2) pela energia. Neste caso, há a cobrança extra de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Conforme a Aneel, a cobrança será mantida porque ainda são desfavoráveis as condições hidrológicas e por causa da queda no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A agência reguladora afirma que, apesar da queda do Preço de Liquidação de Diferenças, o cenário hidrológico foi desfavorável e não se vislumbrou melhora significativa do risco hidrológico. Essas são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada, de acordo com a Aneel.

Nos quatro primeiros meses do ano, vigorou a bandeira verde, sem cobrança extra na conta de luz. Em maio, vigorou a bandeira tarifária amarela, em que há adicional de R$ 1 na conta de energia do consumidor a cada 100 kWh consumidos.

Em junho, quando decidiu adotar a bandeira vermelha de patamar 2, a Aneel disse que a decisão foi tomada em razão do fim do período chuvoso e da redução no volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Dicas

Para evitar aumento significativo nas contas, a agência faz algumas recomendaçoes aos consumidores, entre as quais de banhos mais rápidos para quem usa chuveiro elétrico, e optar por temperatura morna ou fria.

A Aneel sugere também a diminuição no uso do ar condicionado e que, quando o aparelho for usado, as portas e janelas devem permanecer fechadas. Além disso, é preciso manter limpo o filtro do aparelho. Outra sugestão é que o consumidor fique atento ao tempo em que a porta da geladeira fica aberta e que nunca se coloquem alimentos quentes em seu interior.

Outras dicas são juntar as roupas para serem passadas de uma só vez e não deixar o ferro ligado por muito tempo e, em caso de longos períodos de ausência de casa, evitar que os aparelhos fiquem no modo stand-by (em espera). Neste caso, o mais indicado é retirá-los da tomada.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade