Publicidade

Estado de Minas TRABALHO

Micro e pequenas empresas voltam a gerar mais empregos em Minas

Foram mais de 72 mil vagas criadas, segundo o Sebrae


postado em 02/10/2018 16:40 / atualizado em 02/10/2018 16:16

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Levantamento feito pelo Sebrae de Minas Gerais, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostra que as micro e pequenas empresas apresentam recorde na criação de empregos entre janeiro e agosto deste ano. A diferença entre o número de admissões e demissões no período supera em 34% o saldo registrado no mesmo período de 2017.

Entre janeiro e agosto deste ano, o saldo de empregos nas micro e pequenas empresas totalizou 72.657 vagas, contra 54.153 vagas no mesmo período de 2017. Em relação às médias e grandes empresas, o saldo registrado nos oito primeiros meses deste ano é 169% maior.

O setor de serviços foi o que apresentou o maior saldo de empregos nos pequenos negócios no mês de agosto. Foram 6.513 vagas, contra 323 em julho deste ano. O número de admissões e demissões no setor também foi o mais expressivo, 34.766 e 28.253 respectivamente, ou seja, é o setor com o maior número de movimentações no mês.

A construção civil aparece em segundo lugar no saldo de empregos do segmento em agosto, com 1.839, vagas. A ocupação com maior saldo de empregos foi a de servente de obras, com 1.234 vagas.

Balanço mensal

No mês de agosto, o saldo de empregos nas micro e pequenas empresas acumulou 123 vagas negativas. A queda foi puxada pelo setor agropecuário, que dispensou mais de 10 mil trabalhadores no mês. "Essa baixa se deve ao fim do período de colheita nas lavouras, principalmente de café, o que deve continuar no mês de setembro", explica Gabriela Martinez, assistente do Sebrae Minas.

Belo Horizonte, Contagem e Uberlândia, São Gotardo e Ipatinga foram os municípios com o maior número de vagas geradas nos pequenos negócios em agosto.

(com Agência Sebrae)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade