Publicidade

Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

SESI e SENAI atuam junto à sociedade no combate à COVID-19

São diversas iniciativas que estão impactando cidadãos em todo o estado de Minas Gerais


postado em 12/06/2020 16:07 / atualizado em 12/06/2020 16:09

Máscaras feitas em impressora 3D pelo SENAI Governador Valadares foram distribuídas para instituições de saúde
Máscaras feitas em impressora 3D pelo SENAI Governador Valadares foram distribuídas para instituições de saúde
A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), por meio do SESI e do SENAI, vem trabalhando intensamente na elaboração de ações de combate à pandemia do novo coronavírus. São diversas iniciativas que chegam a milhões de cidadãos em todo o estado de Minas Gerais, como a produção de jalecos, máscaras, álcool em gel, conserto de respiradores e teleatendimento gratuito de saúde. 

Um exemplo é o SENAI de Governador Valadares, que está produzindo protetores faciais para serem doados aos médicos que estão trabalhando na linha de frente nos hospitais públicos da cidade, no combate ao novo coronavírus. O diferencial dessa ação é que as máscaras estão sendo confeccionadas por meio da tecnologia tridimensional. Elas são compostas por um suporte produzido na impressora 3D acoplada a uma película de acetato que cobre todo o rosto, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio da Resolução nº 356/2020, para uso em serviços de saúde, em virtude da emergência de saúde pública.

O Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT SENAI FIEMG), que fica em Belo Horizonte, em parceria com o Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está produzindo álcool 70% glicerinado e em gel, que será distribuído a hospitais públicos que necessitem do material. A meta é a produção de 20 mil litros semanais. O CIT está realizando, ainda, a manutenção de respiradores. O objetivo final é o conserto de 580 equipamentos, 70% de hospitais públicos e 30% de privados.

Já o SENAI Modatec, em BH, produziu 200 mil máscaras e 6 mil aventais para envio à Secretaria Estadual de Saúde, hospitais públicos e Polícia Militar. Também produziu 10 mil máscaras de tecido para empregados da FIEMG, suas entidades e comunidade. 

O SESI, por meio da gerência Segurança e Saúde para a Indústria, promove o bem-estar da sociedade por meio de seu Teleatendimento de Saúde. O sistema, que é gratuito, fornece aos trabalhadores da indústria, por meio de um número de telefone e um endereço de e-mail, acesso a diversos profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e nutricionistas, dentre outros. O atendimento é em todo o estado. 

Para as indústrias mineiras, o SESI está fornecendo testes rápidos para a COVID-19. Inicialmente, a testagem será realizada nos setores que são essenciais, como os ligados à produção de insumos para a área de saúde e, também, o de alimentação. Os testes rápidos, que liberam o resultado em 15 minutos, contam com uma tecnologia que permite a criação de laudos. O valor de investimento para a indústria é de R$ 99,00 por teste.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade