Publicidade

Estado de Minas BLOG TUDO VIAGEM

Faturamento do Agronegócio cresce quase 12% em um ano

Arroz, milho e soja são os produtos que mais influenciaram no bom desempenho do setor


postado em 21/06/2021 23:48

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
O Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária de maio deste ano registrou o valor de R,11 trilhão. Esse resultado ficou 11,8% acima do obtido em 2020, que foi de R,9 bilhões. Os itens responsáveis por esse crescimento foram arroz, milho, soja e carne bovina. Esses produtos vêm há dois anos consecutivos registrando forte aumento no preço real.

Quando o assunto são as lavouras, é possível notar um crescimento do VBP de 15,8%. Já na pecuária, o percentual foi de 3,8%. Somente neste ano, essas duas atividades obtiveram o mais elevado valor bruto em 32 anos.

Os produtos que tiveram os maiores acréscimos do VBP foram arroz (5,7%), milho (20,3%), soja (31,9%) e trigo (35,1%). Esse fator deixa os produtores atentos a oportunidades de reinvestimento na infraestrutura de produção, especialmente em equipamentos e mão de obra. O objetivo é aproveitar a boa fase. A compra de colheitadeiras, pulverizadores agrícolas e a contratação de mão de obra estão entre os principais elementos do setor produtivo que podem garantir o desempenho crescente de produtividade e faturamento.

E para garantir uma boa dinâmica de trabalho no campo é preciso se certificar de que a lavoura esteja estruturada com equipamentos e insumos de qualidade. Os defensivos agrícolas estão nesse rol. Os aplicadores também têm participação significativa no resultado de cada safra. Os pulverizadores autopropelidos são equipamentos com presença certa na infraestrutura de produção, devido à eficiência, estabilidade e tradição no mercado.

Mas nem tudo são flores

O desempenho de alguns grupos destacados no Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária está retendo o desenvolvimento da agropecuária. Produtos como batata-inglesa, café, feijão, laranja, tomate e uvas, além de pecuária, leite, suínos e ovos são destacados como de desempenho negativos. A constatação é do coordenador de Avaliação de Políticas e Informação da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques. O especialista atribui os resultados aos menores preços praticados no mercado do agronegócio e à menor quantidade produzida.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade