Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Comércio de flores deve aumentar e favorecer cidades de MG

Andradas, Barbacena, Patos de Minas e Itapeva são alguns dos polos mineiros de flores


postado em 26/05/2022 15:07

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
As flores são apreciadas no mundo todo, em qualquer lugar que estejam. Para algumas pessoas seu cultivo são fontes de lazer, assim como diversas outras atividades com essa finalidade, como aqui podemos conferir.

Alguns países se beneficiam muito tanto do comércio interno quanto da atração que o cultivo traz no movimento turístico. A Holanda, uma das ilhas dos Países Baixos, na Europa, é famosa pelos extensos campos de tulipa, em suas diversas cores.

Essa linda flor foi motivo, inclusive, da primeira “bolha financeira” da história. Ao ser levada, de Constantinopla (Istambul, na Turquia), para a Holanda, a flor, ainda em bulbos, despertou a atenção. Começou a ser roubada e vendida em um movimento que foi aumentando procura, preço e lucros.

Muitos acreditaram estar diante de um milagre da economia e acreditaram nessa planta como uma oportunidade de investimento.

Pessoas venderam patrimônio para investir em bulbos, até o dia em que os valores não mais se sustentaram e milhares de pessoas saíram no prejuízo.

Outro país onde a flor tem um forte significado é a França, mais precisamente a região de Provence, onde anualmente florescem os campos de lavanda. É a sede da famosa empresa de cosméticos L'occitane.

As flores no Brasil

No Brasil , de acordo com dados do IBGE, segundo informação da Confederação Nacional da Agricultura (2021), existem cerca de 8 mil produtores de plantas ornamentais e flores. São mais de 2,5 mil espécies com valor comercial e 17,5 mil variedades.

Com o fim do distanciamento social, o consumo deve aumentar, beneficiando as cidades produtoras de Minas Gerais.

Os brasileiros nutrem preferência por plantas de vaso. As orquídeas são as mais procuradas, seguidas das kalanchoes (flor da fortuna) e dos antúrios. Nas variedades de flores de corte, as rosas continuam sendo as preferidas, com crescimento acentuado da procura pela astromélia.

Em relação à quantidade de produtores e consumidores, o estado de São Paulo é o primeiro no ranking. A profissionalização do setor, com agregação tecnológica e organização do segmento, favorecem o mercado. Também se destacam Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

  • Holambra (SP) - Como o próprio nome diz, a cidade é uma reprodução da Holanda, seja na beleza dos campos flores seja em outras características.

  • Andradas (MG) e Barbacena (MG) - Suas fazendas de rosas vendidas no Brasil e no mundo, encantam a vida de milhares de pessoas.

  • Patos de Minas (MG) - Uma das espécies cultivadas, em diversas variedades, é a orquídea.

  • Itapeva (MG) - Cultiva flores de corte, entre elas a Veronica, direcionada especialmente para a decoração.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade