Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

6 curiosidades sobre o bitcoin que você precisa saber antes de investir

Sabia que a moeda virtual mais famosa do mundo é proibida em alguns países?


postado em 13/06/2022 13:29

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Bitcoin é uma moeda incrivelmente interessante e moderna que tem o potencial de ser disruptiva no mundo financeiro.

Embora ainda esteja em seus estágios iniciais, tem o potencial de mudar radicalmente a forma como pagamos por bens e serviços.

Se você estiver interessado em investir em bitcoin, é importante entender primeiro alguns dos principais fatos sobre isso.

Neste artigo vamos contar 6 curiosidades que muitas pessoas não fazem ideia sobre essa criptomoeda. Mas se você ainda não tem familiaridade com o tema, primeiro você precisa saber com detalhes o que é um bitcoin. Confira.

O que é um bitcoin?

Resumidamente, bitcoin é uma criptomoeda, ou seja, uma moeda virtual que pode ser usada para comprar serviços, produtos e quaisquer outros itens em instituições que aceitam pagamento em Bitcoin.

Agora que você já entendeu o básico, conheça 6 curiosidades sobre essa famosa moeda antes de investir e entrar neste mundo das transações virtuais.

1) Bitcoin não foi a primeira criptomoeda criada

Por mais que seja a mais falada, e quando pensamos em criptomoeda logo associamos ao Bitcoin, a verdade é que ele não foi a primeira criptomoeda a ser criada. Está surpreso(a)? Pois é, ela é a mais famosa, pois foi a primeira criptomoeda que deu certo! A primeira criptomoeda criada foi o DigiCash, que foi criado por David Chaum, um cientista da computação, e enviou os primeiros pagamentos eletrônicos em 1994. Além disso, David publicou um artigo em 1982 que propunha uma alternativa às transações eletrônicas. Nessa época, a moeda já utilizava conceitos como assinaturas cegas e criptografia de chave pública para conseguir que as transações permanecessem e fossem feitas em total anonimato. No entanto, a empresa fechou no final da década de 1990, já que era muito difícil fazer com que os comerciantes aceitassem a moeda.

2) Número limitado

Ao ver esse título você deve estar se perguntando a que isso se refere. E vamos esclarecer. Esse número significa o número de bitcoin existente no mundo todo. Isso mesmo! Dessa forma, o Bitcoin é único, pois há um número finito dele: e está exatamente em 21 milhões. Isso porque o valor das criptomoedas é determinado pela oferta e demanda do mercado. Sua oferta é limitada e a quantidade que pode ser extraída está ficando cada vez menor.

3) Ninguém nunca viu o criador

Em meados de 2008, um desenvolvedor com nome de Satoshi Nakamoto publicou um estudo sobre o funcionamento dos mercados virtuais e gerou a criptomoeda mais famosa do mundo. No entanto, a identidade de Satoshi Nakamoto nunca foi confirmada. Em 2014, a revista Newsweek afirmou ter descoberto o verdadeiro criador do Bitcoin. A informação causou alvoroço, mas acabou não sendo confirmada. Depois disso, outros nomes surgiram, e até quem estava prestes a ser o pai das moedas. A verdade é que não se sabe quem é seu criador ou mesmo o número de pessoas que desenvolveram a criptomoeda mais famosa do mundo. No entanto, teorias da conspiração sugerem que a empresa pode ter sido criada em conjunto pela Samsung, Toshiba, Nakamichi e Motorola. Porém, até o momento, nada foi comprovado.

4) O Bitcoin é ilegal em alguns países

Mais de 20 anos depois, as criptomoedas, que só são possíveis devido à disseminação e democratização dessa tecnologia de codificação de dados, a fim de torná-las invioláveis , dividiram governos e autoridades em torno de sua regulamentação e inserção no sistema. Em 2021, Egito, Iraque, Catar, Omã, Marrocos, Argélia, Tunísia e Bangladesh se juntam aos 51 países que proibiram o mercado, informou o Cointelegraph. Ainda, vizinhos nossos ainda não aderiram ao Bitcoin, e nem pretendem, como os casos a seguir. A Bolívia foi o primeiro país latino a proibir transações com "moeda emitida e controlada por qualquer entidade não governamental ou autorizada", conforme consta na resolução do Banco Central da Bolívia. Equador segue o exemplo e proíbe criptomoedas. Moedas e mineração não são ilegais na Venezuela, mas os mineradores foram acusados %u200B%u200Bde crimes de computador, lavagem de dinheiro e roubo de eletricidade.

5) A criptomoeda já foi dividida

Originalmente, o Bitcoin foi projetado para limitar a quantidade de informações em sua rede para protegê-la de ataques cibernéticos. Atualmente, além do próprio Bitcoin, existem Bitcoin Cash e Bitcoin Gold. As novas versões apareceram em agosto e outubro de 2017, depois que os membros da comunidade entraram em conflito sobre a escolha das atualizações de software. Alguns membros da comunidade começaram a defender o aumento do limite. Outros argumentam que alguns dados devem ser gerenciados fora da rede principal para reduzir o congestionamento. Depois de muitas batalhas, grupos rivais decidiram seguir seu próprio caminho e novas moedas foram geradas.

6) O termo Bitcoin entrou no dicionário em 2013

O Oxford English Dictionary adicionou o termo Bitcoin em agosto de 2013. É definido como: "Um tipo de moeda digital em que as técnicas de criptografia são usadas para regular a geração de unidades de moeda e verificar a transferência de fundos, operado independentemente de um banco central". Você sabia dessas curiosidades? Conta pra gente se você já trabalha com o Bitcoin, ou se tem interesse em investir!

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade