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Estado de Minas ECONOMIA

Saiba o que fazer se cair na malha fina do Imposto de Renda

Não resolver as pendências apontadas pela Receita Federal pode resultar em bloqueio do CPF, alerta especialista


postado em 11/08/2022 10:00 / atualizado em 11/08/2022 10:00

(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Segundo dados da Receita Federal, em torno de 870 mil declarações entregues em 2021 tiveram a documentação retida. Para a declaração deste ano, o contribuinte já consegue verificar se caiu na temida malha fina, ou seja, quando a declaração é retida na base de dados da Receita por alguma inconsistência, como omissão de aquisição de bens e direitos, falta de documentos ou informação incorreta sobre pagamentos efetuados.

"Os contribuintes costumam cair na malha fiscal por desconhecimento no preenchimento da declaração, bem como pela rápida evolução patrimonial sem justificativa ou por suspeita de fraude. É imprescindível retificar a pendência informada pela Receita, por meio do portal e-CAC, para que o contribuinte não seja multado, nem sofra outras sanções, ou até indiciamento por crime tributário", esclarece Haroldo Andrade, coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Estácio Prado.

Para ilustrar, Haroldo Andrade explica que com a situação irregular, "o contribuinte pode ter seu CPF bloqueado e não conseguir financiar imóveis, comprar um medicamento na farmácia popular, se inscrever em concursos, nem fazer empréstimo consignado, por exemplo".

Orientações gratuitas

Para auxiliar quem caiu na malha fina, o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) das unidades Prado (rua Erê, 207) e Venda Nova (rua Padre Pedro Pinto, 628) da Estácio Belo Horizonte retomará o atendimento gratuito à população em setembro. O trabalho é feito por professores e alunos do curso de Ciências Contábeis.

Entre os serviços oferecidos: orientação e preenchimento do auxílio emergencial; regularização do CPF; orientação no preenchimento da DIRPF 2022 para pessoas de baixa renda; orientação e declaração do MEI e emissão das DAS; apoio no preenchimento de formulário de isenção de impostos para aquisição de veículo para pessoas com deficiência; consulta de situação fiscal (certidão negativa); auxílio para acompanhamento do processamento da DIRPF pelo e-CAC; orientação no eSocial do empregador doméstico.

Os atendimentos são feitos às segundas e quintas, das 14h às 18h, e devem ser agendados pelos e-mails: naf.prado@estacio.br e naf.vendanova@estacio.br.

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