Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Construção civil apresenta alta no índice de confiança do consumidor

Mesmo com elevação nos custos de material e mão de obra, o setor segue aquecido


postado em 16/05/2023 15:50 / atualizado em 16/05/2023 15:56

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Os três primeiros meses de 2023 indicaram crescimento deste mercado, no contexto pós-pandemia. A demanda por empreendimentos de alto padrão avançaram quase 70% em relação aos imóveis tradicionais, mesmo com o aumento de 0,20% no custo de material em março, indicada pelo Sistema Nacional de Pesquisas e Custos da Construção Civil (SINAPI).

O valor do metro quadrado nas principais cidades do Brasil também aumentou 6,16%, se considerado o acumulado do 2022, segundo o índice FipeZap. A confiança do setor está elevada e em 2023, se encontra em um bom patamar registrado acima da linha divisória de 50 pontos, conforme a pesquisa "Sondagem Industrial da Construção", divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O mesmo acontece com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que cresceu 2,5 pontos em março deste ano em relação ao mês anterior. A intenção de investimento da indústria da Construção apresentou avanço de 0,6 pontos na passagem de fevereiro para março.

As expectativas positivas, mesmo com as taxas de juros mantidas a 13,75% pelo Banco Central na última reunião do Copom, demonstram a solidez do setor. A possibilidade de queda da SELIC nos próximos meses, traz ainda mais confiança para o mercado. O mesmo acontece com o PIB, que segundo pesquisa publicada pela Focus, deve crescer de 0,90% a 1,40% em 2024.

"As expectativas são positivas para os próximos meses. O mercado de luxo deve continuar aquecendo o setor imobiliário com demanda elevada, principalmente quando olhamos para casas de temporada, que devem crescer acima da média do setor", conta Rafael Fernandes, sócio fundador da empresa DOIZ.

"Optar por imóveis ainda é uma escolha rentável e segura de direcionar capital. A proposta com a DOIZ é não imobilizar e desprender um alto valor em um só investimento. O modelo de negócio já consolidado nos EUA, por exemplo, mostrou rápida aceitação no mercado nacional com o lançamento e comercialização dos nossos primeiros empreendimentos em apenas três semanas", comenta Rafael.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade