Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Localiza&Co inaugura novo polo de inovação da companhia em BH

O Localiza Labs pretende fomentar o desenvolvimento, capacitação e integração de pessoas da comunidade tech


postado em 27/11/2023 23:50

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
A Localiza&Co inaugurou o LocalizaLabs, novo polo de inovação em Belo Horizonte. A abertura oficial aconteceu na última sexta-feira (24 de novembro) e contou com a presença de representantes do poder público, como prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, executivos da companhia, lideranças de organizações sociais, executivos do ecossistema de inovação de Belo Horizonte e a imprensa. Os convidados ainda acompanharam uma conversa sobre o impacto de iniciativas de inclusão digital no mercado de tecnologia e nas comunidades, com foco na transformação social. A discussão foi conduzida por Cléber Guedes, CEO do Programadores do Amanhã, projeto nacional de inclusão de pessoas pretas e pardas no mercado tech, que é apoiado pelo Instituto Localiza. 

"Estou feliz e honrado em participar deste momento. O LocalizaLabs fortalecerá o posicionamento da Localiza&Co como uma empresa referência em tecnologia em Minas e no Brasil. Um exemplo prático disso é a realização desse evento que reuniu o ecossistema de tecnologia do Brasil e de Minas para discutirmos como a tecnologia pode ser um fator de mudança para a vida das pessoas. Eu posso ver essa transformação acontecendo sempre que a Localiza contrata os jovens do Programadores do Amanhã, depois de formados, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e amadurecimento desses profissionais. Quero destacar que alguns desses jovens são das comunidades locais próximas ao Labs, então isso demonstra o cuidado genuíno da Companhia em gerar impacto positivo para essas regiões", discursou Cléber Guedes.

A solenidade também contou com a presença de Edu Lyra, fundador da ONG paulista Gerando Falcões, parceira da Localiza&Co há três anos. "OLabs BH é uma iniciativa da Companhia com foco em formação e transformação da vida das pessoas. Volto para São Paulo com o coração aquecido, inspirado e com muita vontade de fazer mais. Tenho orgulho de ter a Localiza como uma Companhia parceira da Gerando Falcões", afirma Lyra.

Sobre o espaço

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
O LocalizaLabs está instalado a 250m da matriz da Companhia, no bairro Cachoeirinha, e está aberto para receber os profissionais de tecnologia e inovação da Companhia: tanto aqueles que moram na capital belo-horizontina, quanto os que estão de passagem. A estrutura conta com 6.000m2, tem capacidade para cerca de 1000 pessoas, mais de 600 postos de trabalho (posições com cadeira e mesa, dentro das normas de ergonomia, para trabalho durante todo o turno) e 410 assentos colaborativos (sofás, poltronas, assentos em sala de reunião para uso temporário).

Além de ser um espaço de trabalho, o Labs em BH também está aberto à realização de rodas de conversa, meetups, ações de tecnologia, eventos e iniciativas que promovam o desenvolvimento, capacitação e integração de pessoas da comunidade tech local. Não é de hoje que a Localiza está envolvida com o cenário tech de BH: em 2018, a Companhia se uniu a outras organizações e fundou o Órbi Conecta, atuando hoje como mantenedora da frente de mobilidade da instituição. O Órbi busca fomentar a inovação e o empreendedorismo e ser um ponto de encontro em BH para conectar todo este ecossistema tecnológico, disseminar conhecimento e unir grandes empresas, investidores e startups, promovendo uma rica troca e desenvolvimento.

Foco em sustentabilidade

O prédio do Labs BH conta com geração de energia fotovoltaica, reuso de água e coleta seletiva de materiais. O projeto seguiu as melhores práticas de construção civil sustentável. "Recebemos um importante reconhecimento com a conquista do selo de certificação ambiental Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) - nível Platinum, ou seja, o nível máximo - desenvolvido pelo USGBC (United States Green Building Council). Trata-se de um sistema voluntário de certificação que avalia e valida as estratégias durante as etapas de projeto e construção, visando a redução dos impactos causados pela construção civil ao meio ambiente. A nossa mentalidade de empresa cidadã sempre esteve presente do início ao fim do projeto", finaliza Petenussi.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
O espaço é o segundo edifício em Belo Horizonte a conseguir o reconhecimento por meio deste selo. Dentre os 110 requisitos avaliados pelo Green Building Center, o Localiza Labs destacou-se principalmente nas iniciativas de eficiência energética e uso racional da água.

A inauguração do Labs em BH vem ao encontro da demanda de um mercado que caminha em grande expansão. Com apenas 53 mil pessoas formadas por ano em cursos de perfil tecnológico e uma demanda média anual de 159 mil profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Brasil tem um grande desafio pela frente. É o que aponta o estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia", publicado pela Brasscom. O relatório estima que as empresas de tecnologia demandem 797 mil talentos até 2025.

"Com o Labs queremos, cada vez mais, oportunizar esses momentos de reflexão e fomentar a formação com foco em transformar a vidas das pessoas. Os nossos parceiros têm um papel fundamental nesse movimento de viabilizar a capacitação por meio da tecnologia", finaliza Petenussi.

Sobre o LocalizaLabs

Criado em 2020, o laboratório de tecnologia e ciências de dados da Companhia foi responsável, junto com as áreas corporativas e de negócio, pela criação de diversas inovações de mobilidade, como o Localiza Meoo, carro por assinatura da Companhia; Zarp Localiza, solução dedicada a motoristas de aplicativo; e expansão do Localiza FAST, locação 100% digital - desde a reserva até a retirada do carro com apenas um clique no celular.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade