Estado de Minas ECONOMIA

BH recebe seminário sobre exportação para mercados árabes

Evento da Câmara Árabe em BH, nesta terça, detalha oportunidades de exportação para empresas interessadas em acessar mercados do Oriente Médio e Norte da África


postado em 30/06/2025 09:33 / atualizado em 30/06/2025 09:36

Estande de brasileiros na Gulfood destacou produtos do agro(foto: CCAB/Divulgação)
Estande de brasileiros na Gulfood destacou produtos do agro (foto: CCAB/Divulgação)
Belo Horizonte recebe, nesta terça-feira (1º), um seminário voltado para empresas que desejam exportar para países árabes, especialmente as do setor agroalimentar. A iniciativa é da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e será realizada no auditório da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), às 9h.

O evento vai detalhar as oportunidades existentes nos mercados árabes, com os quais o Brasil mantém um fluxo comercial de aproximadamente US$ 33,87 bilhões, segundo a Câmara Árabe. No ano passado, as exportações brasileiras para os 22 países árabes do Norte da África e do Oriente Médio cresceram 22,44%, somando US$ 23,68 bilhões. O desempenho contrasta com a queda de 0,78% nas exportações gerais do Brasil, que totalizaram US$ 337,04 bilhões, conforme dados do governo federal.

“O resultado chama atenção por comprovar a resiliência dos mercados árabes, especialmente num ano em que as exportações do Brasil para o mundo praticamente repetiram o desempenho de 2023”, pontua Mohamad Mourad, secretário-geral da Câmara Árabe. “O mercado árabe deve, portanto, estar nas prioridades das empresas interessadas em internacionalizar operações”, defende.

De acordo com Mourad, os principais espaços para negócios na região estão concentrados nos segmentos de agronegócio, alimentos e bebidas, que representam 75% das exportações brasileiras para os países árabes. Há, no entanto, espaço para outros setores, observa o dirigente.

Para estimular as exportações, a Câmara Árabe organiza missões comerciais para a região, principalmente para feiras como a Gulfood e a Big 5, ambas realizadas em Dubai, além de trazer importadores árabes para rodadas de negócios no Brasil. “Nessas ocasiões, a interação direta entre empresários resulta muitas vezes em negócios fechados ou ao menos bem encaminhados”, diz Mourad.

A entidade também desenvolve o projeto Halal do Brasil, voltado ao setor de alimentos e focado em produtos certificados, um segmento no qual o país ainda tem baixa participação, mas com potencial de valor agregado.

“Os empresários que decidirem fazer incursões nos mercados árabes encontrarão todo o apoio de que precisam para serem bem-sucedidos”, reforça Mourad.

Serviço: 
Seminário Brasil-Países Árabes: Conectando o Setor Agroalimentar de Minas Gerais às Oportunidades Internacionais
Dia 1 de julho, às 9 horas
EMATER-MG (Av. Raja Gabaglia, 1626, Gutierrez, Belo Horizonte) 
Inscrições: https://ccab.powerappsportals.com/event/registration?id=Belo_Horizonte_Seminrio_Pases_rabes_-_Conectando_o_Setor_Agroalimentar_de_Minas_Gerais_s_Oportunidades_Internacionais3238604046

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