
Com atuação nos segmentos de baixa, média e alta renda em Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo, a empresa destacou o equilíbrio entre suas marcas como fator estratégico. A marca Patrimar respondeu por 59% do VGV do trimestre, enquanto a Novolar ficou com os 41% restantes.
“O desempenho do período reforça a consolidação da companhia nas três frentes de atuação — econômica, média e alta renda — e também evidencia o desenho estratégico de equilibrar os lançamentos entre as marcas, tendo a Patrimar atingido 59% do VGV lançado e a Novolar com os outros 41%, ganhando relevância no nosso mix”, afirma Felipe Enck Gonçalves, diretor Executivo de Finanças e Relação com Investidores do Grupo Patrimar.
Um dos destaques foi o avanço da operação em São Paulo, que teve crescimento expressivo nas vendas no primeiro semestre deste ano: alta de 402% em relação aos seis primeiros meses de 2024, passando a representar 22% do total vendido pelo grupo.
“Temos reforçado nosso posicionamento estratégico em São Paulo, uma praça prioritária para a expansão da companhia, especialmente com a marca Novolar. Seguimos focados em operar com equilíbrio entre rentabilidade, escala e solidez financeira”, afirma Lucas Couto, diretor Executivo Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar.
Outro indicador positivo no trimestre foi a Velocidade Sobre Oferta (VSO), que apresentou recuperação relevante: alta de 108% em comparação ao primeiro trimestre de 2025 e de 54% frente ao quarto trimestre de 2024. No acumulado dos últimos 12 meses, a VSO atingiu 32%. Apesar do VGV de vendas líquidas não ter superado o valor do mesmo período de 2024, a empresa avalia o desempenho como positivo.
“Esse desempenho reflete nossa capacidade de adaptação ao cenário macroeconômico e nosso compromisso com uma expansão sustentável e com qualidade. Os números reforçam que estamos no caminho certo ao diversificar geograficamente e manter uma gestão rigorosa de portfólio”, complementa Couto.
O estoque da empresa também se manteve em níveis considerados saudáveis, com 69% dos imóveis concentrados em empreendimentos lançados nos últimos 18 meses e apenas 1% em unidades já concluídas. Segundo a companhia, isso reflete uma renovação contínua da oferta e a força do desempenho comercial. O landbank também foi mantido em patamar robusto, mesmo diante dos lançamentos recentes.
“O 2T25 foi um trimestre de importantes marcos para o Grupo Patrimar, com expansão regional, bons níveis de absorção de produto e avanços consistentes nas duas marcas que operamos. Seguimos focados em entregar valor para nossos clientes e acionistas, com excelência operacional e visão de longo prazo”, conclui Alex Veiga, CEO do Grupo Patrimar.