
“Os lojistas estão com boas expectativas para a data e quase 70% acreditam que este ano será melhor que o passado. Por isso, eles estão adotando estratégias que atraiam os consumidores e, de preferência, os fidelizem para as vendas de Natal”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Se de um lado estão os lojistas otimistas com as vendas, do outro estão os consumidores à espera de boas oportunidades. O levantamento da CDL/BH mostra que a maioria dos clientes espera preços ainda mais baixos do que os do último ano, e 19,6% deles vêm monitorando o comportamento dos valores há, pelo menos, três meses. Entre os que pretendem aproveitar as promoções, 78,6% comparam as vantagens dos pagamentos à vista e parcelado.
“O consumidor atual é mais estratégico, que combina planejamento e impulsividade na mesma jornada de compra. Ele pesquisa preços, compara opções, mas está pronto para comprar diante de boas oportunidades”, afirma Souza e Silva.
“Me mimei”: o auto-presente em alta
Uma das tendências apontadas pela pesquisa é o crescimento das compras para si mesmo — o chamado auto-presente. O hábito se reflete em tíquetes médios mais altos e em menor volume de itens adquiridos.
“Na Black Friday, as pessoas buscam adquirir um item de desejo pessoal, por isso, o investimento tende a ter maior valor agregado e em menor volume, ao contrário das compras de Natal, que são voltadas para familiares e amigos”, explica o presidente da CDL/BH.
Cautela nas compras online
Apesar do clima favorável, especialistas alertam para o consumo responsável, principalmente no ambiente virtual. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, mostra que 62% dos consumidores brasileiros admitem realizar compras não planejadas pela internet. O comportamento, embora proporcione satisfação imediata, leva 40% a gastar mais do que poderiam.
A consequência direta é o impacto financeiro: 35% dos entrevistados já contraíram dívidas ou atrasaram o pagamento de cartão de crédito e contas essenciais por causa de compras impulsivas.
Entre os principais gatilhos para esse tipo de consumo estão:
- Promoções (54%)
- Frete grátis (45%)
- Lançamentos e novos produtos (25%)
- Descontos com tempo limitado (22%)
- Avaliações positivas de outros consumidores (19%)
“A Black Friday é uma excelente oportunidade de compras, mas exige cuidado. É fundamental que o consumidor planeje seus gastos e avalie cada oferta com atenção. Um consumo responsável protege o orçamento das famílias e contribui para um ambiente de negócios mais saudável, evitando que mais pessoas fiquem inadimplentes e com o acesso restrito ao crédito”, conclui Souza e Silva.