Estado de Minas CONSUMO

Intenção de compra na Black Friday cresce entre consumidores de BH

Pesquisa do Ipead/UFMG mostra aumento no número de pessoas dispostas a aproveitar as promoções, com destaque para roupas, eletrônicos e eletrodomésticos


postado em 27/11/2025 08:54 / atualizado em 27/11/2025 09:19

De acordo com o estudo, roupas, calçados e acessórios aparecem no topo da lista de desejos(foto: Freepik)
De acordo com o estudo, roupas, calçados e acessórios aparecem no topo da lista de desejos (foto: Freepik)
A Black Friday deve movimentar mais consumidores em Belo Horizonte neste ano. É o que indica pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), da UFMG. O levantamento mostra que a intenção de compra dos belo-horizontinos subiu de 26,03% em 2024 para 29,22% em 2025. Ao mesmo tempo, o percentual dos que não pretendem adquirir nada caiu de 48,50% para 35,16%, enquanto os indecisos aumentaram de 25,57% para 35,62%.

De acordo com o estudo, roupas, calçados e acessórios aparecem no topo da lista de desejos, com 39,06% das respostas. Em seguida vêm os eletrônicos — como TVs, videogames e smartphones — com 31,25%, e os eletrodomésticos, com 29,69%. Itens de beleza e perfumaria foram citados por 23,44% dos entrevistados, enquanto categorias como informática, brinquedos, viagens e móveis registraram percentuais menores.

O levantamento também aponta diferenças de comportamento entre homens e mulheres. Entre as entrevistadas, a intenção de compra subiu de 30,43% em 2024 para 34,86% em 2025. Já entre os homens, o índice passou de 21,15% para 23,64%. As mulheres demonstraram maior interesse por roupas, calçados e acessórios (44,74%), beleza e perfumaria (28,95%) e eletrodomésticos (28,95%). Entre os homens, os produtos mais procurados foram eletrônicos (38,46%), eletrodomésticos (30,77%) e itens de vestuário e acessórios (30,77%).

A pesquisa especial de Black Friday faz parte das ações regulares do Ipead para mapear tendências de consumo na capital mineira. Além de medir a intenção de compra, o estudo realiza o levantamento e o tratamento de preços dos itens tradicionalmente consumidos neste período do ano. Segundo o instituto, o objetivo é oferecer informações estratégicas e gratuitas que possam subsidiar as decisões dos consumidores e apoiar o planejamento de empresas e órgãos públicos.

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