Publicidade

Estado de Minas PREMIAÇÃO

Encontro Gastrô - O Melhor de Brasília 2021 premia os melhores da gastronomia na capital

Festa celebrou a retomada do setor e foi marcada pela emoção com a bela homenagem a Gilberto Avelar, da Del Maipo


postado em 17/11/2021 13:21 / atualizado em 23/11/2021 16:05

Pablo Miranda Roger, Rosario Tessier, Cyro Torres Junior, Tiago Pereira e Bernardo Avelar: entrega do título de Melhor Restaurante de Brasília para a Trattoria da Rosario(foto: Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/D.A. Press)
Pablo Miranda Roger, Rosario Tessier, Cyro Torres Junior, Tiago Pereira e Bernardo Avelar: entrega do título de Melhor Restaurante de Brasília para a Trattoria da Rosario (foto: Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/D.A. Press)
A capital federal foi palco, na noite de ontem, do aguardado e concorrido lançamento da edição especial Encontro Gastrô - O Melhor de Brasília 2021. A premiação, que teve como cenário o elegante Brasília Palace Hotel, celebrou os melhores estabelecimentos e profissionais da cidade, além de comemorar a retomada do setor, um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19. O evento anunciou os 34 vencedores das categorias do maior prêmio de gastronomia do DF, que chega à nona edição. "Ter essa premiação na cidade chega a ser emocionante, principalmente depois do que o setor sofreu com a pandemia. Fico alegre e honrado de participar de mais uma festa que é a Encontro Gastrô", disse Guilherme Machado, vice-presidente do Correio Braziliense, um dos realizadores da festa, com a revista Encontro Brasília e a importadora de vinhos Del Maipo.

Com apresentação do diretor-geral de Encontro, André Lamounier, um dos grandes destaques da premiação foi o chef Ronny Peterson, que levou o troféu de Melhor Chef e também de Cozinha Contemporânea por seu Aroma. O prêmio de Melhor Restaurante de Brasília foi arrebatado por Rosario Tessier, chef-proprietário da Trattoria da Rosario. Outro nome muito respeitado no meio que deu o que falar foi o do restaurante Dom Francisco. A casa comandada pelo chef Francisco Ansiliero faturou a primeira colocação em Carta de Vinhos e Cozinha Variada. E quem chegou para incendiar e aumentar a disputa nos próximos anos foi o estreante Fuego, que garantiu o topo do pódio como Restaurante Revelação e Chef Revelação, para o argentino Pepe Sotelo.

Ronny Peterson, do Aroma, eleito a Melhor Cozinha Contemporânea, com mulher, Célia (de vestido azul), o filho, Kevin, e Luma Paixão: ele levou também o prêmio de Melhor Chef(foto: Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/D.A. Press)
Ronny Peterson, do Aroma, eleito a Melhor Cozinha Contemporânea, com mulher, Célia (de vestido azul), o filho, Kevin, e Luma Paixão: ele levou também o prêmio de Melhor Chef (foto: Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/D.A. Press)
O evento ainda prestou uma bonita homenagem para Gilberto Dias Avelar, o Tio Gil, que esteve à frente da Del Maipo. O empresário, que morreu em janeiro de 2021, foi lembrado por sua contribuição para a difusão de vinhos de alta qualidade em Brasília e pelo Brasil. André Lamounier falou sobre a figura querida do amigo: "Uma legião de pessoas ficou chocada e chorou a morte de Tio Gil. Eu admirava profundamente o jeito Tio Gil de ser. Ele era como sua empresa, fora do eixo, diferente", lembrou. Continuando o legado do pai, subiu ao palco o filho único de Gilberto, Bernardo. O público ainda pôde conferir, por meio de um vídeo, o depoimento emocionante de Tânia Avelar, companheira de muitos anos de Gilberto, que agradeceu a homenagem. Muito emocionado, Bernardo recebeu a placa e disse que seu pai se sentiria muito honrado com a lembrança: "Nessa minha caminhada na Del Maipo, o que me consola e me abraça é que em todo lugar aonde eu vou escuto o nome do meu pai, o que ele representou, o carinho que as pessoas têm por ele".

Cyro Júnior, sócio de Gilberto, e Bernardo Avelar, que agora comandam a importadora, entregaram os prêmios aos melhores profissionais - Tiago Pereira (Sommelier), Pepe Sotelo (Chef Revelação) e Ronny Peterson (Chef) - e restaurantes - Fuego (Restaurante Revelação) e Trattoria da Rosario (Melhor Restaurante de Brasília). O produtor de vinhos espanhol Pablo Miranda Roger, convidado especial da festa, também participou da entrega dos principais troféus. A noite contou ainda com o lançamento da revista Encontro Gastrô - O Melhor de Brasília 2021, que traz os perfis dos premiados, matérias sobre o setor enogastronômico e um guia com mais de 1.200 endereços, entre bares, lanchonetes, padarias, gelaterias, cafés e restaurantes. A premiação foi patrocinada pela Ambev (Stella Artois), Sebrae DF, Sesi e Abrasel, com apoio do Café do Sítio. A decoração ficou a cargo de Paola Marcante e o bufê foi comandado por Renata La Porta, premiada em sua categoria.

Veja, a seguir, a lista dos vencedores deste ano, em cada uma das grandes categorias:

DIVERSÃO

BAR/BOTEQUIM: Mercadito
CARTA DE DRINQUES: Dudu Bar
CARTA DE CERVEJAS: Parrilla Burger
NOVIDADE DO ANO: Brazilian Paradise

LANCHES E GULOSEIMAS

BUFÊ DE FESTA: Renata La Porta Buffet
CAFETERIA: Ernesto Cafés Especiais
CHOCOLATERIA/DOCERIA: Sweet Cake
CONFEITARIA E SALGADOS: Casa de Biscoitos Mineiros
GELATERIA/SORVETERIA: Saborella
HAMBÚRGUER/SANDUÍCHE: Páprica Burger
PADARIA: La Boulangerie
NOVIDADE DO ANO: Charlotte's Cakes & Gifts

RESTAURANTES/BOA MESA

BUFÊ SELF-SERVICE: Coco Bambu
CHURRASCARIA: Fogo de Chão
COZINHA LIGHT/SALADA: Green's
FEIJOADA: Lake's
PEIXES/FRUTOS DO MAR: Nau Frutos do Mar
PIZZARIA: Baco
RESTAURANTE DE HOTEL: Oscar (Brasília Palace)

RESTAURANTES/SABORES REGIONAIS

ÁRABE: Marzuk
COZINHA BRASILEIRA: Mangai
COZINHA DO MUNDO: Taypá
JAPONÊS: New Koto

RESTAURANTES/ALTA GASTRONOMIA

BISTRÔ: Saveur Bistrot
CARNE/PARRILLA: Pobre Juan
CARTA DE VINHOS: Dom Francisco
COZINHA CONTEMPORÂNEA: Aroma
COZINHA VARIADA: Dom Francisco
ITALIANO: À Mano

MELHOR RESTAURANTE DE BRASÍLIA: Trattoria da Rosario
RESTAURANTE REVELAÇÃO: Fuego

PROFISSIONAIS

MELHOR SOMMELIER: Tiago Pereira (Trattoria da Rosario)
CHEF REVELAÇÃO: Pepe Sotelo (Fuego)
MELHOR CHEF Ronny Peterson (Aroma)

Veja como foi a cerimônia da Encontro Gastrô - O Melhor de Brasília 2021:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade