Publicidade

Estado de Minas EXPOSIçãO

Trajetória do futebol em BH


postado em 04/04/2013 15:12

O Museu Histórico Abílio Barreto apresenta a exposição Belo Horizonte F.C. - Trajetórias do Futebol na Capital Mineira. Entre troféus, camisas, bandeiras, recordações de competições e álbuns de figurinhas, a exposição mostra o futebol no âmbito da perspectiva histórica e sua relação com a cidade de Belo Horizonte, desde seus primórdios, na década de 1900, até os dias atuais.

Na narrativa da exposição, a atividade esportiva é compreendida como um componente temático que interage com o território urbano e, por isso mesmo, infunde memórias que procuram ressignificá-la. A competição é vista de forma ampla, englobando não somente a dinâmica do esporte profissional, mas também abarcando várias outras dimensões, como o universo da prática amadora, a paixão dos torcedores e as lembranças da infância.

Composta de fotografias, objetos, vídeos, áudios e mapas, a mostra abrange os primórdios, a profissionalização e a popularização do futebol na capital mineira, reunindo objetos de times profissionais e amadores, bem como acervos de jogadores e torcedores.

A exposição mostra que a interação do esporte com o espaço belo-horizontino se deu de diversas formas, oficiais ou espontâneas. A conquista dos primeiros lugares para se jogar bola nos idos de 1904, a construção dos primeiros estádios, a recente reforma do Mineirão, a difícil sobrevivência dos campos de várzea, a pelada do fim de semana em quadras alugadas e o incansável bate-bola das crianças nas ruas são algumas facetas da presença do esporte no ambiente urbano.

Para além de clubes específicos ou de grandes craques do passado, a exposição explicita em que medida a prática esportiva alterou os espaços urbanos e foi por eles alterada, ou seja, convida o público a pensar a relação da cidade com o intrincado universo do futebol, não somente o disputado no campo esportivo, mas também aquele fruto de nossas lembranças e paixões.

Onde: Museu Histórico Abílio Barreto
Endereço: av. Prudente de Morais 202, Cidade Jardim, Belo Horizonte
Horário: terça a domingo das 10h às 17h; quartas e quintas das 10h às 21h
Entrada gratuita
Informações: (31) 3277-8573

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade