Publicidade

Estado de Minas HISTóRIA

Rádio mineiro ganha enciclopédia

As jornalistas Nair Prata e Maria Cláudia Santos lançam obra com participação coletiva para biografar 382 importantes radialistas de Minas Gerais


postado em 25/03/2014 12:59 / atualizado em 25/03/2014 13:25

De um lado a paixão pelo rádio. Do outro, uma paixão nacional, o futebol. União que não poderia dar mais certo está agora reunida no livro Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro, lançado no dia 25 de março, no Museu do Futebol, no Mineirão. Quem deu o pontapé inicial para a pesquisa foram as jornalistas Nair Prata e Maria Cláudia Santos. Em um projeto 100% colaborativo, 382 radialistas foram biografados por um time de 101 autores, divididos entre jornalistas, professores e alunos de graduação e pós-graduação.

A pesquisadora Nair Prata está em seu oitavo livro e falou sobre o processo de produção.  Para ela, a bibliografia existente sobre o tema é muito escassa, o que motivou a construção da obra. Foram levantados os nomes daqueles que fazem e fizeram a história do rádio em Minas Gerais e, utilizando as redes sociais, especialmente blogs, emissoras e colaboração coletiva, foi possível registrar as principais figuras – muitos desses personagens já esquecidos – do cenário do rádio no estado.

Democráticas como o futebol, as colaborações chegaram de todos os lados. No livro, ainda é possível conferir histórias como a de Mauro Batista, o Matista, primeiro a trabalhar com esporte amador no rádio. Abgar Santiago, o primeiro comentarista esportivo da Rádio Itatiaia também foi lembrado. Um dado curioso levantado pelas pesquisadoras é o fato de que o jornalismo esportivo é mesmo um reduto masculino. Apenas oito mulheres foram biografadas, entre elas a autora Nair Prata – isso representa apenas 2% do livro.

(foto: Reprodução/João Paulo Martins/Encontro)
(foto: Reprodução/João Paulo Martins/Encontro)
Serviço:

Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro
Editora: Insular
Páginas: 453
Preço: R$ 79
Vendas: www.insular.com.br

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade