Publicidade

Estado de Minas HOMENAGEM

Minas celebra os 450 anos de William Shakespeare

Um dos maiores dramaturgos da história mundial é tema de vários eventos no estado, além de inspiração para construção de um teatro e centro cultural em Rio Acima, na região metropolitana de BH


postado em 24/04/2014 10:46

Quem nunca ouviu falar de William Shakespeare, este ano, não deixará de ouvir o nome de um dos mais famosos escritores do mundo. O autor da célebre frase “ser ou não ser, eis a questão” e da peça A Tragédia de Hamlet, o Príncipe da Dinamarca, de 1.601, será tema de várias atrações, em comemoração aos 450 anos de seu nascimento – comemorado no dia 23 de abril.

Minas Gerais se prepara para receber vários eventos, que vão apresentar e debater as obras do autor. Além disso, está previsto para julho o início das obras da réplica do teatro inglês Shakespeare's Globe Theater, onde foram encenadas as primeiras peças do dramaturgo. A primeira filial fora da Inglaterra será erguida na cidade de Rio Acima, a 40 km de Belo Horizonte, e terá capacidade para 1.500 pessoas.

"Vamos ter uma casa para Shakespeare, mas com estilo brasileiro", diz Mauro Maya, presidente do Instituto Gandarela, e responsável por trazer o empreendimento para o país. Segundo ele, o espaço de 20 mil m² também abrigará um centro cultural. As obras devem começar no segundo semestre deste ano, assim que o processo de doação do terreno, pela mineradora Vale, estiver pronto.

Hamlet interpretado pelo grupo alemão Berliner Ensemble, que faz parte do FIT-BH 2014(foto: Lucie Jansch/Divulgação)
Hamlet interpretado pelo grupo alemão Berliner Ensemble, que faz parte do FIT-BH 2014 (foto: Lucie Jansch/Divulgação)


Antes da inauguração do Globe Theatre mineiro, prevista para 2016, a cidade receberá, em dezembro deste ano, o projeto Globe to Globe Hamlet, com a companhia inglesa responsável pelo espaço cultural em Londres. Os atores estão percorrendo todos os continentes, por dois anos, apresentando a clássica obra dramática do dramaturgo inglês, e que trata de um príncipe dinamarquês vingando a morte de seu pai.
 
Em maio, os belo-horizontinos também poderão assistir à versão de Hamlet, desta vez, interpretada pela companhia alemã Berliner Ensemble, que faz sua estreia na 12ª edição do Festival Internacional de Teatro e Dança de Belo Horizonte (FIT-BH), no dia 17. A peça é dirigida por Leander Haussmann e conta com 42 atores em cena.
 
No mesmo mês, o Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB), abriga o Fórum Shakespeare. O evento conta com grandes nomes do teatro internacional como a diretora malaia Jo Kukathas, os diretores Vik Sivalingam e Helen Leblique, ambos da Royal Shakespeare Company, do condado de Warwickshire, Inglaterra . Além deles, o fórum ainda terá a participação do diretor acadêmico do projeto colaborativo Global Shakespereas, David Schalkwyk, para uma série de oficinas teatrais, seminários, palestras e masterclasses. O CCBB também terá uma instalação inédita da fotógrafa Ellie Kurttz, com cenas de peças do teatrólogo inglês montadas pelas maiores companhias do Reino Unido.
 
Assista ao vídeo e conheça mais sobre o teatro Globe Theatre que será construído em Minas Gerais:

 

Programação "shakespeariana" em Minas:
 
O quê: Fórum Shakespeare Belo Horizonte
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Praça da Liberdade 450, Savassi, Belo Horizonte
Data:
30/4 a 5/5
Horário:
quarta a segunda, das 9h às 21h
Informações:
(31) 3431-9400 ou www.bb.com.br/cultura


O quê: Hamlet pela companhia Berliner Ensemble (12ª edição FIT-BH)
Local: Palácio das Artes
Endereço: av. Afonso Pena 1537, Centro, Belo Horizonte
Data: 17 e 18/5
Horário: 20h (17/5) e 19h (18/5)
Informações: (31) 3261-1501

O quê:
Globe to Globe Hamlet – Shakespeare’s Globe Theatre
Local: Instituto Gandarela
Endereço: Rio Acima, MG
Data: 3, 4 e 5/12
Horário: conforme programação
Informações: (31) 3213-3144

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade