Publicidade

Estado de Minas CULTURA

Tiradentes em Cena se firma, e cidade histórica vira "point" cultural em Minas

O festival de teatro, que está agitando a pequena cidade de Tiradentes, é só mais um entre os diversos que se estendem ao longo do ano


postado em 20/05/2014 10:51 / atualizado em 20/05/2014 11:30

A abertura da 2ª edição do festival de teatro Tiradentes em Cena mostrou que a cidade ainda tem espaço para mais um evento cultural em seu calendário. Desde o último sábado (17) até o dia 24 de maio, a cidade histórica de Tiradentes, que fica na região do campo das vertentes, em Minas Gerais, fica mais movimentada. Cerca de 30 montagens teatrais, oficinas e exposições estão sendo oferecidas gratuitamente ao público. Além de turistas, quem está comemorando a abertura do festival são os comerciantes da região.

Para o gerente do Baruck Bar, Marlony Zanolla, a clientela está 50% acima do previsto para esta época do ano. "Acho que esse evento já pegou na cidade. Espero que o festival se repita todos os anos, que venha cada vez melhor!”, diz.

Quem também notou a mudança na rotina da pequena cidade é uma família de turistas, que sempre visitam a região. O químico Sidney Muniz e a esposa Kelly, de Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, trouxeram o filho Samuel para curtir o fim de semana em Tiradentes. "Chegamos na sexta-feira e a cidade estava bem mais calma. Hoje, está bastante cheia", conta Kelly. Pela terceira vez na cidade histórica, o casal explica que costuma "esbarrar" com algum festival sendo realizado em Tiradentes.

O casal de Caeté visita a cidade pela terceira vez:
O casal de Caeté visita a cidade pela terceira vez: "Sempre que estamos em Tiradentes, a cidade recebe algum festival" (foto: Fernanda Nazaré/Encontro Digital)
Lino e Silvia Frota, do Rio de Janeiro, sobre o Tiradentes em Cena:
Lino e Silvia Frota, do Rio de Janeiro, sobre o Tiradentes em Cena: "Foi uma agradável surpresa" (foto: Fernanda Nazaré/Encontro Digital)
Durante a abertura do Tiradentes em Cena, realizada no centro cultural Yves Alves, do Sesi, a idealizadora do evento Aline Garcia diz que pretende isnerir a cidade no mapa dos grandes festivais teatrais do Brasil: "Queremos fazer por Tiradentes o que o Fita fez por Angra dos Reis, e o que o cinema fez por Gramado". O Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis já está em sua 10ª edição, e o Festival de Cinema de Gramado, mais que consolidado, se encontra no 42º ano de realização.

Cidade dos festivais

Apenas no primeiro semestre deste ano, Tiradentes já recebeu uma mostra de cinema e um festival de fotografia, e está realizando o festival de teatro. Mas os visitantes ainda poderão conferir o festival Vinho e Jazz, que vai de 29 de maio a 1º de junho, e o BikeFest, um encontro de motos que reúne pilotos de todo o país, na segunda quinzena do próximo mês.

O resultado de tantos eventos, claro, é o surgimento de novas lojas de souvenirs e pousadas. A boa conservação dos monumentos históricos da cidade agrada quem passa pela região. Além disso, a divulgação espontânea da programação dos eventos pelas pousadas também ajuda a fazer com que o turista retorne a Tiradentes. "Estamos divulgando muito o festival de teatro, para que seja um sucesso, assim como já acontece com os outros festivais na cidade”, afirma Rosemary de Oliveira, gerente operacional da Pousada do Largo.

A boa recepção da cidade histórica é comprovada pelo casal de turistas Lino Frota, que é arquiteto, e Silvia Frota, que são do Rio de Janeiro, e estão em Tiradentes para comprar móveis e artigos de decoração para sua casa na capital fluminense. "Estamos hospedados aqui e vamos até Bichinho amanhã", diz Silvia, fazendo referência ao distrito de Vitoriano Veloso, que fica a 7 km da cidade histórica. Surpreendidos pelo festival de teatro, o casal fez questão de tirar fotos em frente ao palco montado no Largo das Forras. "Vamos colocar no Facebook, temos que ajudar a divulgar. Já que estamos aqui, vamos curtir as peças", completa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade